sicnot

Perfil

Economia

Portugal foi o país da União Europeia onde receitas de taxas ambientais mais caíram

Portugal foi o Estado-membro da União Europeia onde as receitas com as taxas ambientais mais caíram entre 2003 e 2013, de 4,8 mil milhões de euros para 3,7 mil milhões (menos 14%), revelam dados do Eurostat.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Dado Ruvic / Reuters

O gabinete oficial de estatísticas da UE nota, aliás, que o montante de receitas com taxas ambientais aumentou em todos os Estados-membros da União para os quais há dados disponíveis com exceção de Portugal e Alemanha, sendo que no caso alemão a diminuição foi residual (de 57,8 para 57,5 mil milhões de euros).

Portugal protagonizou também, no mesmo período, a segunda maior queda a nível da parte das taxas ambientais no total de receitas fiscais e contribuições sociais (menos três pontos percentuais, de 9,4% em 2003 para 6,4% em 2013), apenas superada por Chipre (um recuo de 3,8 pontos percentuais).

Ainda assim, as taxas ambientais representavam em 2013 em Portugal 6,4% das receitas fiscais, um valor ligeiramente acima da média da UE, de 6,3%.

De acordo com os dados hoje publicados pelo Eurostat, em 2013 os impostos sobre a energia representavam 76% das taxas ambientais em Portugal (em linha com a média europeia, de 77%), as taxas sobre os transportes 24% e sobre a poluição 1%.

Lusa

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.