sicnot

Perfil

Economia

Rússia suspende fornecimento de gás à Ucrânia por falta de pagamento

A petrolífera estatal russa Gazprom anunciou hoje que suspendeu o fornecimento de gás à Ucrânia depois de Kiev ter falhado um novo pré-pagamento para obter mais entregas.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Gleb Garanich / Reuters

Em comunicado, o chefe da Gazprom, Alexei Miller, revelou que, até às 07:00 (hora em Lisboa), a ucraniana Naftogaz consumiu todo o gás pelo qual tinha pagado e que "não foi efetuado nenhum novo pré-pagamento", acrescentando que a recusa de Kiev em comprar gás russo acarreta "sérios riscos" ao seu transporte para a Europa.

Depois de uma suspensão em julho, a petrolífera russa retomou o fornecimento de gás à Ucrânia a 12 de outubro passado, na sequência de um pré-pagamento por parte da Ucrânia, duas semanas depois de um acordo feito entre a Rússia e a Ucrânia, mediado pela União Europeia.

A Ucrânia transporta cerca de 15% do gás consumido por vários países da União Europeia.

Lusa

  • Os grandes desafios de Rui Rio, segundo Poiares Maduro
    7:43

    O ex-ministro de Pedro Passos Coelho, Miguel Poiares Maduro, falou com a SIC sobre o que reserva o futuro para o PSD e quais serão os principais desafios na área económica para a liderança de Rui Rio. O défice, a descentralização, o próximo Orçamento do Estado e a eventualidade de um bloco central foram alguns dos temas da conversa. Uma entrevista transmitida esta quarta-feira, no programa Negócios da Semana.

  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25
  • Primeiro-ministro entrega veículos elétricos à Administração Pública
    1:46

    País

    O primeiro-ministro entregou esta terça-feira os primeiros 55 carros elétricos, de um total de 170, que vão ficar ao serviço de vários organismos da Administração Pública. António Costa e quatro ministros saíram da cerimónia, no Terminal de Cruzeiros em Lisboa, já ao volante das novas viaturas.

  • Quem é Elon Musk?
    9:42