sicnot

Perfil

Economia

Standard and Poor's defende que recuperação da zona euro continua a consolidar-se

A agência de "rating" Standard and Poor's (S&P) afirmou hoje que a recuperação da economia da zona euro continua a consolidar-se graças à procura interna e apesar da debilidade das exportações e do investimento.

© Brendan McDermid / Reuters

"Os últimos indicadores sobre a zona euro mostram que uma procura interna mais forte está a superar exportações suaves, o que sugere que a recuperação continua" a consolidar-se, refere a S&P num relatório.

Contudo, os analistas da S&P advertem que se mantém a "incerteza" face a uma forte melhoria do investimento antes do final deste ano, que poderia fortalecer a recuperação e reduzir o desemprego, segundo Jean-Michel Six, economista chefe da agência para a Europa, Médio Oriente e África.

Enquanto a procura externa trava o crescimento económico, o consumo interno está a dar um "impulso positivo" na economia, apoiado na baixa inflação, no crescimento do emprego e nos cortes de impostos nalguns países.

Por outro lado, a S&P recorda que o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, e os membros do Conselho de Governadores da entidade mostraram-se preocupados com a baixa taxa de inflação e com os riscos desta situação para o crescimento da economia da zona euro.

No entanto, a S&P considera que o BCE "se está a preocupar antes do tempo, dado que os programas de flexibilização quantitativa costumam precisar de tempo para gerar alguns resultados", referiu Six.

Six indicou que, para conseguir um maior aumento nos países do euro sem pôr em perigo a produtividade, a zona euro precisa de um crescimento económico maior, "um resultado que a política monetária por si só não consegue alcançar".

Lusa

  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.