sicnot

Perfil

Economia

Turismo de Portugal acredita que receitas ultrapassem 11.500 milhões em 2015

O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, afirmou esta sexta-feira que acredita que no final deste ano vão ser ultrapassados os 11.500 milhões de euros em receitas turísticas.

© Rafael Marchante / Reuters

Aquele responsável falava à margem do seminário Welcome Chinese, que se realizou hoje em Lisboa, tendo dito aos jornalistas que "Portugal vai bater de novo este ano os máximos históricos em todas as variáveis do turismo", o que considera ser "uma marca realmente notável".

Em 2014, as receitas do turismo em Portugal aumentaram 12,4%, face ao ano anterior, para 10.393 milhões de euros.

Em fevereiro deste ano, o então secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, quando apresentou estes números afirmou: "O banco central confirmou que 2014 foi o melhor ano do turismo em Portugal, em que todos os recordes foram batidos".

Já para 2016, João Cotrim de Figueiredo admitiu que "tudo aponta no mesmo sentido" e que Portugal está em condições de "poder ter um ano cheio de recordes".

O presidente do Turismo de Portugal referiu ainda que os mercados emissores que mais têm crescido em Portugal são o alemão, com um crescimento de 13% este ano em número de turistas e quase 25% em receitas, o francês, que continua com "uma grande pujança" e vai reforçar este ano, além de ser o que mais gasta.

Este ano, Espanha lidera em número de turistas, o Reino Unido em dormidas, a França em receitas e Itália tem dado provas de grande dinamismo, afirmou.

Cerca de 85% das entradas de turistas em Portugal são da Europa, mas o número de turistas chineses tem vindo a aumentar.

O seminário contou com a participação da China Turismo Academy (organismo equivalente naquele país asiático ao Turismo de Portugal), facto que sinaliza o interesse da China no mercado turístico português.

De acordo com o responsável pelo Turismo de Portugal, "Portugal vai continuar a depender, por muitos anos, dos turistas dos mercados europeus".

No entanto, "é importante que se prepararem alternativas em mercados emergentes, caso do Brasil, China e dos Estados Unidos".

"Nos próximos dois anos, a China deverá entrar no top 10 dos mercados emissores para Portugal", afirmou.

"Os turistas chineses deveriam atingir, para que isso se concretizasse, um número na ordem dos 300.000 a 350.000. Acredito que possam lá chegar", frisou ainda.

Além do mais, os turistas chineses gastam através de cartões de pagamento eletrónico 500 euros por estadia em Portugal, sendo que a estadia média destes turistas é de 1,6 dias, "o que dá 300 euros por dia", concluiu.

Lusa

  • Receitas turísticas aumentaram quase 11% até agosto

    Economia

    As receitas turísticas geradas em Portugal até agosto foram de 7,612 mil milhões de euros, mais 10,8% face ao mesmo período do ano passado, divulgou hoje o ministério da Economia, citando dados do Banco de Portugal. Já as despesas turísticas foram de 2,422 mil milhões de euros mais 9,2% do que no mesmo período do ano passado, pelo que o saldo do turismo na balança comercial foi de 5,190 mil milhões de euros até agosto, mais 11,6%.

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagas as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Presidente da Câmara de Nova Iorque confirma "atentado terrorista falhado"
    0:29
  • Israel volta a bombardear posições do Hamas em Gaza

    Mundo

    O exército israelita voltou a bombardear esta segunda-feira posições do movimento Hamas na Faixa de Gaza em resposta ao lançamento de projéteis em direção a Israel pelas milícias palestinianas, informou um comunicado militar.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.