sicnot

Perfil

Economia

Cerca de 80 mil portugueses a trabalhar na construção em Angola com salários em atraso

Há cerca de 80 mil portugueses a trabalhar no setor da construção civil em Angola com salários em atraso. Cerca de 40% dos 200 mil trabalhadores têm entre 2 a 6 meses de ordenado por receber.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Mike Hutchings / Reuters

A denúncia é do presidente do Sindicato da Construção Civil. Albano Ribeiro diz ao Jornal de Notícias que há situações ainda piores do que Angola, como o caso do Gana e do Senegal.

Nestes dois países há cerca de mil trabalhadores portugueses, muitos deles foram completamente abandonados pelas empresas que os recrutaram.

O Sindicato da Construção Civil já pediu uma audiência ao novo secretário de Estado das Comunidades.

  • Descida do preço do petróleo traduz-se em alimentos mais caros em Angola

    Economia

    A descida dos preços do petróleo desde meados do ano passado fez com que Angola passasse a receber menos receitas, a maioria em dólares, o que originou um desequilíbrio financeiro com ramificações na economia real. As receitas do petróleo, em 2013, quando o petróleo ainda estava em alta, valeram mais de dois terços das receitas totais dos cofres angolanos, pelo que a ligação do dólar à economia do segundo maior produtor de petróleo africano é profunda, a que acresce o facto de a maioria dos bens e serviços consumidos no país ser importado, e pago maioritariamente na moeda norte-americana.

  • Angola assinala os 40 anos de independência
    2:52

    Mundo

    Angola assinala hoje os 40 anos de independência. Apesar de ser um país rico em recursos, graças aos diamantes e ao petróleo, é tem também o mais alto índice de mortalidade infantil, em todo o Mundo. Por estes dias o regime de Eduardo dos Santos enfrenta críticas ferozes da comunidade internacional, sobre a falta de liberdade de expressão.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Incêndio em Alfragide deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação em Alfragide, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa