sicnot

Perfil

Economia

Taxa de desemprego manteve-se em 12,4% em outubro

A taxa de desemprego manteve-se em 12,4% em outubro, o mesmo valor registado em setembro, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística.

A estimativa provisória da população desempregada para outubro de 2015, por sua vez, é de 632,7 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,3% face ao valor definitivo obtido para setembro de 2015 (menos 1,7 mil pessoas).

De acordo com o INE, a taxa de desemprego das mulheres (de 12,7%) excedeu a dos homens (12%) em 0,7 pontos percentuais, com a primeira a aumentar 0,1 pontos percentuais e a segunda a diminuir 0,2 pontos percentuais.

A taxa de desemprego dos jovens, por sua vez, situou-se em 31,8%, tendo diminuído 0,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, enquanto a taxa dos adultos situou-se em 10,9%, tendo-se mantido inalterada em relação ao mês anterior.

Para esta variação mensal contribuiu o acréscimo da população desempregada (de 2,4% para 14,7 mil pessoas) e o decréscimo da população empregada (de 0,4% para 18,1 mil).

Em setembro de 2015, a estimativa definitiva da taxa de desemprego foi de 12,4%, o que representa um aumento de 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior.

"Este comportamento ocorre após dois meses de estabilidade (julho e agosto de 2015), que interromperam a série de decréscimos consecutivos observados desde fevereiro de 2015", sinaliza o instituto.

Segundo o INE, a estimativa provisória da população empregada em outubro é de 4,47 milhões de pessoas, menos 1,9 mil do que no mês anterior, o que corresponde uma variação relativa quase nula.

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

Com Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.