sicnot

Perfil

Economia

Novo Banco já entregou plano de recapitalização

O Novo Banco já entregou ao BCE o plano de reforço de capitais a que estava obrigado depois de os testes de 'stress' terem detetado necessidades de 1.400 milhões de euros, confirmou fonte oficial da instituição.

© Hugo Correia / Reuters

"Recebemos ontem [segunda-feira] o plano de recapitalização", disse fonte oficial do Banco Central Europeu (BCE) à Lusa.

A 14 de novembro, a instituição liderada por Mario Draghi divulgou os resultados dos testes de resistência ao Novo Banco, tendo este passado no cenário base mas 'chumbado' no cenário mais adverso (que implica queda da economia e aumento do desemprego) ao apresentar um rácio de capital CET1 de 2,4%, abaixo do mínimo de 5,5%. Neste cenário, foi detetada uma insuficiência de capital de 1398 milhões de euros.

Perante isto, o banco tinha duas semanas para apresentar ao BCE um plano com medidas para reforçar os seus capitais, que terá agora de concretizar no prazo de nove meses, até ao verão do próximo ano.

Segundo o Jornal de Negócios de hoje, o plano contém medidas de reforço de capitais que deverão mesmo ir além dos 1.400 milhões de euros exigidos pelo supervisor bancário,

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19