sicnot

Perfil

Economia

Novo Banco já entregou plano de recapitalização

O Novo Banco já entregou ao BCE o plano de reforço de capitais a que estava obrigado depois de os testes de 'stress' terem detetado necessidades de 1.400 milhões de euros, confirmou fonte oficial da instituição.

© Hugo Correia / Reuters

"Recebemos ontem [segunda-feira] o plano de recapitalização", disse fonte oficial do Banco Central Europeu (BCE) à Lusa.

A 14 de novembro, a instituição liderada por Mario Draghi divulgou os resultados dos testes de resistência ao Novo Banco, tendo este passado no cenário base mas 'chumbado' no cenário mais adverso (que implica queda da economia e aumento do desemprego) ao apresentar um rácio de capital CET1 de 2,4%, abaixo do mínimo de 5,5%. Neste cenário, foi detetada uma insuficiência de capital de 1398 milhões de euros.

Perante isto, o banco tinha duas semanas para apresentar ao BCE um plano com medidas para reforçar os seus capitais, que terá agora de concretizar no prazo de nove meses, até ao verão do próximo ano.

Segundo o Jornal de Negócios de hoje, o plano contém medidas de reforço de capitais que deverão mesmo ir além dos 1.400 milhões de euros exigidos pelo supervisor bancário,

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.