sicnot

Perfil

Economia

Governo quer beneficiar trabalhadores que descontem mais anos

O governo quer premiar os trabalhadores com mais de 40 anos de descontos e que continuem no ativo depois dos 66 anos. A intenção consta do programa do Governo que é hoje debatido no Parlamento.

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

REUTERS

O Diário de Notícias diz que a medida faz parte de um conjunto de reformas para reforçar a sustentabilidade da Segurança Social e prolongar a vida ativa, mas ainda não se sabe ao certo que benefícios estão previstos para estes casos.

Esta possibilidade de dar um bónus a quem desconte mais de 40 anos surge numa altura em que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) vem dizer que os países devem limitar as saídas antecipadas para a reforma.

Entre as medidas chave introduzidas para melhorar as contas dos sistemas de pensões, a OCDE destaca o aumento da idade da reforma assim como as limitações às reformas antecipadas, mas refere também que os desafios financeiros dos sistemas de pensões são apenas "uma parte da equação".

"A outra parte deve preocupar-se em garantir se no futuro os sistemas nos diferentes estados-membros serão suficientes para dar qualidade de vida adequada à população com mais de 65 anos", indica a OCDE.

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07