sicnot

Perfil

Economia

Frente Comum reivindica reposição de salários em pensões em 2016

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública entregou hoje a sua proposta reivindicativa para o próximo ano, na qual reivindica a reposição imediata dos salários e pensões.

"O Governo, em 2016, deve repor os cortes salariais (...) e deve fazê-lo de acordo com o acórdão do Tribunal Constitucional", afirmou à Lusa a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, à saída do ministério das Finanças, depois de ter entregue a proposta reivindicativa.

A proposta já tinha sido aprovada pelos sindicatos em outubro, mas só hoje foi entregue porque a Frente Comum aguardou pela indigitação do Governo, segundo explicou a sindicalista.

Normalmente, os sindicatos da função pública apresentam a sua proposta reivindicativa ao Governo em setembro, mês em que devem ser iniciadas as negociações dos aumentos salariais do ano seguinte.

Entre outras medidas, a Frente Comum pede a revogação das normas que preveem as 40 horas de trabalho semanais e a reposição das 35 horas semanais, sem quaisquer outras condições, a todos os trabalhadores da Administração Pública, independentemente do vínculo laboral.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC