sicnot

Perfil

Economia

Frente Comum reivindica reposição de salários em pensões em 2016

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública entregou hoje a sua proposta reivindicativa para o próximo ano, na qual reivindica a reposição imediata dos salários e pensões.

"O Governo, em 2016, deve repor os cortes salariais (...) e deve fazê-lo de acordo com o acórdão do Tribunal Constitucional", afirmou à Lusa a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, à saída do ministério das Finanças, depois de ter entregue a proposta reivindicativa.

A proposta já tinha sido aprovada pelos sindicatos em outubro, mas só hoje foi entregue porque a Frente Comum aguardou pela indigitação do Governo, segundo explicou a sindicalista.

Normalmente, os sindicatos da função pública apresentam a sua proposta reivindicativa ao Governo em setembro, mês em que devem ser iniciadas as negociações dos aumentos salariais do ano seguinte.

Entre outras medidas, a Frente Comum pede a revogação das normas que preveem as 40 horas de trabalho semanais e a reposição das 35 horas semanais, sem quaisquer outras condições, a todos os trabalhadores da Administração Pública, independentemente do vínculo laboral.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.