sicnot

Perfil

Economia

Governo suspende subconcessão dos transportes públicos

O Governo de António Costa decidiu suspender os processos de subconcessão dos transportes públicos urbanos. O jornal Expresso diz mesmo que as empresas de transportes de Lisboa e do Porto já foram formalmente informadas da decisão, através de uma carta enviada pelo Ministério do Ambiente.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O Governo já mandou suspender, com efeito imediato, o processo de obtenção de visto prévio junto do tribunal de Contas.
O tribunal tinha pedido esclarecimentos adicionais sobre o processo de subconcessão, iniciado pelo anterior executivo.
O atual Governo decidiu então não responder às dúvidas colocadas, de forma a impedir a privatização do Metro de Lisboa, Metro do Porto e das rodoviárias Carris e STCP.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.