sicnot

Perfil

Economia

Governo suspende subconcessão dos transportes públicos

O Governo de António Costa decidiu suspender os processos de subconcessão dos transportes públicos urbanos. O jornal Expresso diz mesmo que as empresas de transportes de Lisboa e do Porto já foram formalmente informadas da decisão, através de uma carta enviada pelo Ministério do Ambiente.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O Governo já mandou suspender, com efeito imediato, o processo de obtenção de visto prévio junto do tribunal de Contas.
O tribunal tinha pedido esclarecimentos adicionais sobre o processo de subconcessão, iniciado pelo anterior executivo.
O atual Governo decidiu então não responder às dúvidas colocadas, de forma a impedir a privatização do Metro de Lisboa, Metro do Porto e das rodoviárias Carris e STCP.

  • Frio no fim de semana, regiões do interior podem chegar aos -5 °C
    1:23

    País

    A Proteção Civil emitiu um alerta para o tempo frio e seco e pede cuidados redobrados. As temperaturas já começaram a descer, com regiões a registarem valores negativos. No interior, podem chegar aos 5 graus negativos. Até ao Natal o tempo vai manter-se frio, seco e com ausência de chuva.

  • Pedrógão Grande, seis meses depois - documentário Expresso
    0:29
  • PS volta a subir nas intenções de voto e não baixa dos 40%
    2:01
  • Marcelo evita "ideia de que o ano foi todo muito bom"
    3:14

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa disse esta sexta-feira que 2017 teve "o melhor e o pior" e que "é preciso evitar a "ideia que o ano foi todo muito bom". O Presidente da República fez estas declarações depois de António Costa ter dito que a nível económico este "foi um ano particularmente saboroso".