sicnot

Perfil

Economia

PS considera que garantia de Passos sobre défice em 2015 não oferece segurança

O presidente do PS advertiu hoje que as garantias do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho sobre um défice abaixo de 3% não oferecem qualquer segurança, frisando no entanto que o Governo tudo fará para atingir essa meta.

(arquivo)

(arquivo)

MIGUEL A. LOPES

Carlos César, também líder parlamentar socialista, falava à entrada para a Comissão Nacional do PS, depois de confrontado com a posição do presidente do PSD, segundo a qual Portugal, se mantiver até ao fim do ano o esforço de consolidação orçamental, pode terminar 2015 com um défice ligeiramente abaixo dos 3%.

"As palavras de Pedro Passos Coelho não são um fator de grande segurança, porque, como se sabe, o ex-primeiro-ministro prometeu e comprometeu-se com inúmeras metas e raramente as cumpriu. O que agora releva é que o Governo que entrou em funções fará tudo o que for possível para que nos vinte e poucos dias que restam [até ao fim do ano] não sejam comprometidos os objetivos de saída de Portugal do procedimento por défice excessivo [instaurado pela União Europeia]", reagiu o presidente do PS.

O ex-presidente do Governo Regional dos Açores considerou depois "fundamental para qualquer Governo esse objetivo" de retirar Portugal do procedimento por défice excessivo, "porque os constrangimentos deixam de existir e tal é importante para a liberdade governativa".

"Portanto, o nosso empenhamento é grande nesse domínio. O problema é a grande interrogação que se coloca sempre que Pedro Passos Coelho diz alguma coisa, pois nunca sabemos se é mesmo aquilo ou o seu contrário e o seu passado não abona muito", disse, numa nova crítica dirigida ao líder do anterior executivo.

Questionado se a hipótese de Portugal terminar com um défice inferior a três por cento está ainda em alguma medida dependente da ação do atual executivo socialista, Carlos César respondeu: "As contas que existem são as que permitem que o ministro das Finanças [Mário Centeno] tenha já afirmado que esse objetivo pode ser alcançado e fará tudo para que seja alcançado".

"São essas as declarações que temos por certas. O que é certo também é que não é seguramente este Governo, na sua ação durante vinte e poucos dias, que vai evitar que se cumpra esse objetivo, que é um objetivo nacional", acrescentou.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17