sicnot

Perfil

Economia

Greve na CP não deverá causar perturbações na circulação de comboios

A greve na CP - Comboios de Portugal, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) para hoje, 8 de dezembro, feriado em que se comemora o dia da Imaculada Conceição, não deverá causar perturbações na circulação.

(Arquivo Lusa)

(Arquivo Lusa)

MARIO CRUZ

Contactado pela Lusa, José Manuel Oliveira, coordenador do SNTSF, disse que o impacto deverá ser semelhante às greves em dia feriado, que são objeto de pré-avisos de greve desde 2013, para contestar a redução ao pagamento ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado.

Nos últimos feriados, de 15 de agosto e 10 de junho, a greve quase não se fez sentir nas estações da CP, com um número reduzido de comboios suspensos.

O pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado, de 1 de dezembro a 2 de janeiro, abrange três feriados, tendo sido fixados serviços mínimos para 25 de dezembro e 1 de janeiro por serem considerados "dias de confraternização familiar (...) que dão origem a particulares carências de transporte".

Em compensação, o Tribunal Arbitral, nomeado pelo Conselho Económico e Social (CES), decidiu não fixar serviços mínimos para a paralisação do dia 8 de dezembro, nem para o dia anterior nem para o seguinte, períodos em que se podem ainda sentir os reflexos da greve.

Fonte oficial da CP admitiu à Lusa que "possam surgir algumas perturbações na circulação", garantindo estar preparada para "prestar o melhor serviço possível aos clientes".

Lusa

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.