sicnot

Perfil

Economia

Greve na CP não deverá causar perturbações na circulação de comboios

A greve na CP - Comboios de Portugal, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) para hoje, 8 de dezembro, feriado em que se comemora o dia da Imaculada Conceição, não deverá causar perturbações na circulação.

(Arquivo)

(Arquivo)

LUSA

Contactado pela Lusa, José Manuel Oliveira, coordenador do SNTSF, disse que o impacto deverá ser semelhante às greves em dia feriado, que são objeto de pré-avisos de greve desde 2013, para contestar a redução ao pagamento ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado.

Nos últimos feriados, de 15 de agosto e 10 de junho, a greve quase não se fez sentir nas estações da CP, com um número reduzido de comboios suspensos.

O pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado, de 1 de dezembro a 2 de janeiro, abrange três feriados, tendo sido fixados serviços mínimos para 25 de dezembro e 1 de janeiro por serem considerados "dias de confraternização familiar (...) que dão origem a particulares carências de transporte".

Em compensação, o Tribunal Arbitral, nomeado pelo Conselho Económico e Social (CES), decidiu não fixar serviços mínimos para a paralisação do dia 8 de dezembro, nem para o dia anterior nem para o seguinte, períodos em que se podem ainda sentir os reflexos da greve.

Fonte oficial da CP admitiu à Lusa que "possam surgir algumas perturbações na circulação", garantindo estar preparada para "prestar o melhor serviço possível aos clientes".

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes