sicnot

Perfil

Economia

OCDE estima aumento ligeiro do crescimento económico em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê que a atividade económica em Portugal aumente ligeiramente nos próximos meses, enquanto na zona euro, incluindo a Alemanha, o ritmo se mantém estável.

(Arquivo)

(Arquivo)

Nos indicadores compósitos avançados da OCDE de outubro (que apontam para a tendência de melhoria ou abrandamento da atividade económica num período futuro entre seis a nove meses), hoje divulgados, os dados dão conta de uma ligeira subida nas perspetivas de melhoria da atividade económica em Portugal.

O índice compósito da OCDE para Portugal subiu em outubro para 101,2, acima da média de longo prazo de 100 pontos, contra os 101,0 observados em setembro.

Para a zona euro, o índice compósito manteve-se nos 100,6 pontos em outubro, o mesmo valor estimado em setembro.

A média do conjunto dos países da OCDE aponta também para uma estabilidade da atividade económica, com o índice compósito de outubro a fixar-se nos 99,8 pontos, o mesmo registado em setembro.

A OCDE estima que, entre as principais economias emergentes, existem sinais preliminares de estabilização na China, assim como no Brasil, enquanto existe um crescimento firme na Índia.

A organização considera que na Rússia continua a perspetiva de um fraco ritmo de crescimento.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".