sicnot

Perfil

Economia

OCDE estima aumento ligeiro do crescimento económico em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê que a atividade económica em Portugal aumente ligeiramente nos próximos meses, enquanto na zona euro, incluindo a Alemanha, o ritmo se mantém estável.

(Arquivo)

(Arquivo)

Nos indicadores compósitos avançados da OCDE de outubro (que apontam para a tendência de melhoria ou abrandamento da atividade económica num período futuro entre seis a nove meses), hoje divulgados, os dados dão conta de uma ligeira subida nas perspetivas de melhoria da atividade económica em Portugal.

O índice compósito da OCDE para Portugal subiu em outubro para 101,2, acima da média de longo prazo de 100 pontos, contra os 101,0 observados em setembro.

Para a zona euro, o índice compósito manteve-se nos 100,6 pontos em outubro, o mesmo valor estimado em setembro.

A média do conjunto dos países da OCDE aponta também para uma estabilidade da atividade económica, com o índice compósito de outubro a fixar-se nos 99,8 pontos, o mesmo registado em setembro.

A OCDE estima que, entre as principais economias emergentes, existem sinais preliminares de estabilização na China, assim como no Brasil, enquanto existe um crescimento firme na Índia.

A organização considera que na Rússia continua a perspetiva de um fraco ritmo de crescimento.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • Câmara de Lisboa reorganiza rede municipal de teatros
    2:52

    Cultura

    É uma pequena revolução na rede de teatros municipais em Lisboa. A Câmara, através da EGEAC, vai assumir a gestão do antigo teatro onde funcionou a Cornucópia, e que fechou há exatamente um ano. A autarquia de Lisboa vai ainda concessionar a gestão do Teatro Maria Matos, e abrir uma nova sala, para teatro infantil, em Belém. A informação foi avançada à SIC pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto.

    Notícia SIC

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC