sicnot

Perfil

Economia

"Todos os comboios a circular normalmente" em dia de greve na CP

A greve na CP - Comboios de Portugal, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) para hoje, feriado em que se comemora o dia da Imaculada Conceição, não está causar perturbações na circulação, disse fonte oficial da empresa.

(Arquivo)

(Arquivo)

(AP)

Contactada pela Lusa, a porta-voz da CP afirmou que "todos os comboios estão a circular normalmente, não havendo qualquer perturbação".

O sindicalista José Manuel Oliveira, coordenador do SNTSF, referiu na segunda-feira que o impacto da greve deverá ser semelhante às de em dia feriado, que são objeto de pré-avisos de greve desde 2013, para contestar a redução ao pagamento ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado.

Nos últimos feriados, de 15 de agosto e 10 de junho, a greve quase não se fez sentir nas estações da CP, com um número reduzido de comboios suspensos.

O pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado, de 01 de dezembro a 02 de janeiro, abrange três feriados, tendo sido fixados serviços mínimos para 25 de dezembro e 01 de janeiro por serem considerados "dias de confraternização familiar (...) que dão origem a particulares carências de transporte".

Em compensação, o Tribunal Arbitral, nomeado pelo Conselho Económico e Social (CES), decidiu não fixar serviços mínimos para a paralisação do dia 08 de dezembro, nem para o dia anterior nem para o seguinte, períodos em que se podem ainda sentir os reflexos da greve.

Lusa

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54