sicnot

Perfil

Economia

Bancos portugueses reduzem financiamento junto do BCE

Os bancos portugueses reduziram o financiamento junto do Banco Central Europeu (BCE) para os 23.235,38 milhões de euros em novembro, menos 524 milhões de euros face ao mês anterior, divulgou hoje o Banco de Portugal.

© Ralph Orlowski / Reuters

De acordo com os números hoje divulgados pelo banco central, em novembro a exposição da banca portuguesa ao financiamento do BCE era de 23.235,38 milhões de euros, menos 2,2% do que o registado em outubro, altura em que a exposição foi de 23.759,38 milhões de euros.

Em relação ao mesmo mês de 2014, verificou-se uma redução do financiamento da banca portuguesa junto do BCE de 10.742,1 milhões de euros (uma diminuição de 31,6%), já que em novembro do ano passado os bancos portugueses tinham recorrido a 33.977,48 milhões de euros.

Desde o início deste ano, a exposição do setor bancário ao BCE reduziu-se em 7.955,46 milhões de euros (ou 25,5%), já que no fim de dezembro o financiamento era de 31.190,84 milhões de euros.

Em abril de 2010, a banca portuguesa tinha uma exposição à cedência de liquidez do BCE de cerca de 17.700 milhões de euros, um valor que disparou no mês seguinte para cerca de 35.800 milhões de euros, altura em que Atenas assinou com os credores internacionais o primeiro acordo para o resgate internacional à Grécia.

Desde essa altura, o valor máximo foi atingido junho de 2012, quando os empréstimos chegaram a um valor recorde de cerca de 60.500 milhões de euros.

Lusa

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43