sicnot

Perfil

Economia

Moody's baixa nota da Petrobras e alerta para perspetiva de maiores cortes

A Moody's baixou, esta quarta-feira, o 'rating' da petrolífera estatal brasileira Petrobras, que passou de Ba2 para Ba3 (ambos considerados especulativos) e alertou para a perspetiva de uma maior revisão em baixa no futuro.

Reuters

Reuters

REUTERS

"Estas ações de qualificação refletem os altos riscos de refinanciamento da Petrobras numa altura de deterioração das condições da indústria que fazem com que seja mais difícil alcançar liquidez mediante a venda de ativos", indicou a agência de notação financeira norte-americana em comunicado.

Além disso, a Moody's apontou que na revisão em baixa da nota também influiu o anúncio, esta quarta-feira, pela propria agência de que pode vir a cortar mais a qualificação de crédito do Brasil, como consequência da abertura do processo de destituição contra a Presidente brasileira, Dilma Rousseff.

"O início do processo de destituição contra a Presidente no início de dezembro causa mais dúvidas na perspetiva de cooperação entre o Congresso e a presidência para a aprovação de importantes medidas de consolidação fiscal para 2016", assinala a agência.

A Moody's foi a primeira das três grandes agências de qualificação de risco a colocar a Petrobras no nível conhecido como "lixo", o que pode levar muitos fundos de investimento conservadores a desfazerem-se das suas ações na empresa.

A Petrobras, a maior empresa do Brasil e responsavel por cerca de 12% do Produto Interno Bruto (PIB), figura no centro de uma investigação sobre uma rede de corrupção que, segundo as suspeitas, opera desde a década de 1990 e desviou uma soma, ainda não especificada, mas estimada em milhares de milhões de dólares.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC

  • Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

    Mundo

    O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".

    SIC