sicnot

Perfil

Economia

Poder de compra em Portugal sobe para 78,1% da média europeia

O poder de compra dos portugueses aumentou 0,8 pontos percentuais entre 2013 e 2014, para 78,1% da média da União Europeia (UE), mas Portugal mantém a posição relativa face aos restantes países da UE, divulgou hoje o INE.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), entre os 19 Estados-membros que integram a zona euro, Portugal ocupava, em 2014, a 14ª posição à frente da Eslováquia, Estónia, Lituânia, Grécia e da Letónia.

O Produto Interno Bruto (PIB) 'per capita' (PIBpc) expresso em Paridades de Poder em Portugal passou de 77,3% da média da União Europeia em 2013 para 78,1% em 2014, "refletindo uma redução do nível relativo de preços e o aumento do PIB 'per capita' em preços correntes (2,4%)".

Segundo o instituto, este aumento do PIB 'per capita' em 2014 deveu-se ao crescimento nominal do PIB (1,9%) e à diminuição da população (0,5%).

O INE destaca ainda o aumento do PIB 'per capita' na Lituânia em 5,3% em 2014, passando a ocupar uma posição relativa acima da Grécia (72,6%).

De acordo com o INE -- que se baseou em informação do Eurostat sobre preços de um cabaz comum de bens e serviços de 37 países europeus -- verifica-se que a dispersão do indicador de volume do PIBpc medido em Paridade do Poder de Compra nos 28 Estados-membros (EM) da UE "é muito significativa".

Assim, o Luxemburgo apresenta o maior índice de volume, sendo este mais de duas vezes e meia acima da média da UE28 e cerca de seis vezes maior do que o da Bulgária, que é o país da UE com o menor nível de riqueza 'per capita'.

No que respeita à despesa de consumo individual 'per capita' (DCIpc), considerado "um indicador mais apropriado para refletir o bem-estar das famílias", o INE diz existirem também "diferenças substanciais" entre os Estados-membros da UE, sendo aqui o posicionamento relativo de Portugal "um pouco melhor que o indicado pelo PIBpc".

"Entre 2013 e 2014, a evolução da DCIpc foi marginalmente superior à do PIBpc, tendo passado de 82% da média da UE para 82,9%", diz o INE.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.