sicnot

Perfil

Economia

Setores da suinicultura e do leite passam por "momentos muito difíceis"

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, manifestou-se hoje preocupado com os setores da suinicultura e do leite, afirmando que "estão a passar por momentos muito difíceis".

Ministro da Agricultura, Capoulas Santos

Ministro da Agricultura, Capoulas Santos

"O setor dos suínos tem-se confrontado nos últimos meses com uma baixa de preços em que o custo de mercado está abaixo do custo de produção, enquanto o setor do leite se confronta há muitos meses com um sério problema de mercado [excedentes e queda dos preços]", firmou Luís Capoulas Santos.

O ministro falava no final de uma reunião com a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI), na qual foi auscultada a opinião de todo o setor e feita uma avaliação do programa do Governo.

Capoulas Santos, que na próxima semana vai participar na reunião de ministros da Agricultura da União Europeia e será recebido pelo comissário europeu Phil Hogan, disse que irá na ocasião "explorar algumas propostas ou sugestões" para dar resposta àqueles problemas e "sensibilizar a Comissão Europeia" para que sejam tomadas algumas medidas.

Além disso, realçou que irá analisar outros instrumentos que o Governo poderá mobilizar para apoiar estes setores neste momento.

O ministro lançou ainda um apelo às grandes superfícies - que afirmou que "desempenham um importante papel" no escoamento da produção - para que tenham, "a exemplo do que está a acontecer noutros países e desde logo na vizinha Espanha, uma atenção muito particular à produção nacional".

Este encontro, que se inseriu num conjunto de outros que o ministro tem estado a desenvolver, contou com a participação do presidente da CONFAGRI, Manuel dos Santos Gomes, que classificou a reunião de "muito positiva", tendo dito que a confederação "está preocupada" com a queda dos preços do setor do leite em Portugal e com a situação vivida pelo setor da suinicultura.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.