sicnot

Perfil

Economia

Setores da suinicultura e do leite passam por "momentos muito difíceis"

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, manifestou-se hoje preocupado com os setores da suinicultura e do leite, afirmando que "estão a passar por momentos muito difíceis".

Ministro da Agricultura, Capoulas Santos

Ministro da Agricultura, Capoulas Santos

"O setor dos suínos tem-se confrontado nos últimos meses com uma baixa de preços em que o custo de mercado está abaixo do custo de produção, enquanto o setor do leite se confronta há muitos meses com um sério problema de mercado [excedentes e queda dos preços]", firmou Luís Capoulas Santos.

O ministro falava no final de uma reunião com a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI), na qual foi auscultada a opinião de todo o setor e feita uma avaliação do programa do Governo.

Capoulas Santos, que na próxima semana vai participar na reunião de ministros da Agricultura da União Europeia e será recebido pelo comissário europeu Phil Hogan, disse que irá na ocasião "explorar algumas propostas ou sugestões" para dar resposta àqueles problemas e "sensibilizar a Comissão Europeia" para que sejam tomadas algumas medidas.

Além disso, realçou que irá analisar outros instrumentos que o Governo poderá mobilizar para apoiar estes setores neste momento.

O ministro lançou ainda um apelo às grandes superfícies - que afirmou que "desempenham um importante papel" no escoamento da produção - para que tenham, "a exemplo do que está a acontecer noutros países e desde logo na vizinha Espanha, uma atenção muito particular à produção nacional".

Este encontro, que se inseriu num conjunto de outros que o ministro tem estado a desenvolver, contou com a participação do presidente da CONFAGRI, Manuel dos Santos Gomes, que classificou a reunião de "muito positiva", tendo dito que a confederação "está preocupada" com a queda dos preços do setor do leite em Portugal e com a situação vivida pelo setor da suinicultura.

Lusa

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".