sicnot

Perfil

Economia

Mais de 1.600 passageiros afetados com cancelamento de 36 voos da SATA

Mais de 1.600 passageiros foram hoje afetados com o cancelamento de 36 voos da transportadora aérea SATA devido ao mau tempo no arquipélago dos Açores, disse à agência Lusa o porta-voz da companhia.

"Os aviões [A310] estão absolutamente obsoletos. Eu como passageiro não entrava num avião da SATA. O que é dado a ver ao passageiro não tem condições nem conforto em comparação com o que a nossa concorrência oferece", afirmou Luís Miguel Sancho. (Arquivo)

"Os aviões [A310] estão absolutamente obsoletos. Eu como passageiro não entrava num avião da SATA. O que é dado a ver ao passageiro não tem condições nem conforto em comparação com o que a nossa concorrência oferece", afirmou Luís Miguel Sancho. (Arquivo)

"Na SATA Internacional [que assegura as ligações para o exterior do arquipélago], cancelámos oito voos com 635 passageiros", afirmou Luís Filipe Cabral.

Já na SATA Air Açores, que garante as ligações entre as nove ilhas, foram cancelados 28 voos que afetaram 981 passageiros, adiantou o porta-voz.

No total, 1.616 passageiros ficaram em terra com o cancelamento dos voos da SATA.

"Todos estes passageiros estão reacomodados em voos que se vão realizar amanhã [terça-feira]", adiantou Luís Filipe Cabral, explicando que "toda a operação foi reajustada para que os passageiros vejam a sua situação resolvida".

Segundo o porta-voz da transportadora açoriana, além dos "voos regulares previstos para terça-feira, vão realizar-se alguns voos extraordinários para reacomodar todos estes passageiros".

"Estamos a contar com a melhoria do estado do tempo, mas poderá haver ainda dificuldades com a meteorologia", admitiu o responsável, assegurando, contudo, que se as condições o permitirem "todos os passageiros chegarão aos seus destinos" na terça-feira.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) alargou hoje à tarde o aviso vermelho -- o mais grave de uma escala de quatro - ao grupo central (ilhas de São Jorge, Faial, Graciosa, Pico e Terceira) devido ao vento, já que as rajadas podem ultrapassar os 130 quilómetros/hora.

Segundo o IPMA, o aviso vermelho para o grupo central vigora até às 24:00 (menos uma hora nos Açores), no mesmo período em que se mantém o aviso amarelo devido à agitação marítima, com ondas que podem chegar aos sete metros na costa sul.

Quanto à precipitação e trovoada nestas cinco ilhas, o aviso amarelo vigora até às 22:00 (hora de Lisboa).

As ilhas de Santa Maria e São Miguel, grupo oriental do Açores, já estavam hoje sob aviso vermelho, identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanhar a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

Lusa

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • O momento em que Trump quis ser um camionista

    Mundo

    O Presidente norte-americano Donald Trump reuniu-se esta quinta-feira com representantes da indústria de camionagem. Não é apenas do encontro que lhe falamos, mas principalmente da invulgar receção feita por Trump, que entrou para um camião, fingiu que o conduzia e buzinou... em pleno jardim da Casa Branca.

  • FBI investiga possível campanha de espiões russos contra Hillary
    0:57

    Mundo

    A suspeita de ligação entre a equipa de Donald Trump e operacionais russos está a aumentar. A CNN diz que a equipa do Presidente do Estados Unidos da América se coordenou com os russos para atingir Hillary Clinton. O FBI está a investigar registos telefónicos, de viagens, relatórios e transações para offshores.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.