sicnot

Perfil

Economia

Parlamento Europeu recebe presidente do Eurogrupo pela primeira vez

Os eurodeputados recebem, em Estrasburgo, França, a estreia do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, num debate no hemiciclo, onde esta semana será entregue o Prémio Sakharov.

© Eric Vidal / Reuters

Os trabalhos do Parlamento Europeu começam hoje com um debate sobre a União Europeia da Energia e sobre o objetivo de 10% de interligação elétrica, o que poderá resultar numa poupança para os consumidores "entre 12 a 40 mil milhões de euros por ano em 2030".

Na terça-feira, Dijsselbloem debate com os eurodeputados e representantes da Comissão e do Conselho as prioridades económicas e sociais para 2016, incluídas na Análise Anual do Crescimento, enquanto à tarde, Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, apresentará novas propostas sobre o reforço dos controlos nas fronteiras externas do espaço Schengen, como a criação de guardas fronteiriços.

No mesmo dia, o Parlamento Europeu deve aprovar o acordo celebrado entre a União Europeia (UE) e Timor-Leste para a isenção de vistos.

Na quarta-feira de manhã, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e um representante do Conselho Europeu discutirão migrações, crise dos refugiados, terrorismo, a União Económica e Monetária ou o referendo sobre se o Reino Unido continua no espaço comunitário.

Estes são alguns dos temas que marcarão a agenda da última cimeira de 2015 dos chefes de Estado e do Governo do ano, que decorrerá entre quinta e sexta-feira, em Bruxelas.

No mesmo dia, Ensaf Haidar receberá em nome do seu marido, o blogger saudita Raif Badawi, condenado a dez anos de prisão, o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2015.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.