sicnot

Perfil

Economia

Mercado automóvel cresce 13,5% na Europa em novembro

O mercado automóvel cresceu 13,7% em novembro na União Europeia, impulsionado pelos aumentos das matrículas em Espanha, Itália e França, anunciou hoje a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Depois de ter absorvido 1,08 milhões de viaturas no mês passado, o mercado automóvel europeu superou já em 11 meses o volume total de 2014, situado em 12,6 milhões de unidades.

O grupo Volkswagen continua entretanto a sofrer as consequências comerciais do escândalo da manipulação das emissões poluentes, tornado público em setembro e que provocou a demissão do seu presidente e levou a empresa a chamar à revisão um grande número de veículos.

Entre os países que mais contribuíram para o crescimento em novembro figuram a Espanha (mais 25,4%) e a Itália (mais 23,5%), ambos bastante afetados pela crise de 2008-2013.

A França, por sua vez, registou um aumento de 11,3%, enquanto a Alemanha, primeiro mercado da União Europeia em volume, observou um aumento de 8,9% viaturas nas estradas, em comparação com igual mês de 2014.

Lusa

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.