sicnot

Perfil

Economia

Sobretaxa do IRS passa a ser progressiva

Sobretaxa do IRS passa a ser progressiva

O Governo revelou hoje os novos valores da sobretaxa de IRS, que passa a ser progressiva, quanto mais ganha, mais paga. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais anunciou um acordo com o Bloco de Esquerda e com o PCP mas os comunistas quiseram marcar posição e avançaram com uma nova proposta.

  • Acordo para o fim da sobretaxa
    2:33

    Economia

    O governo já chegou a acordo com o PCP e o Bloco para eliminar a sobretaxa de IRS. Os mais ricos continuam a pagar 3,5% e no escalão mais baixo, para quem recebe pouco mais de 500 euros, a sobretaxa desaparece já no próximo ano. Nos escalões intermédios, a descida da taxa é progressiva.

  • Governo continua em negociações sobre a sobretaxa com o PCP e o BE
    2:04

    Economia

    O destino da sobretaxa de IRS está ser negociado entre o Governo e o resto da esquerda. Pela solução que está em debate, deverá acabar apenas para quem ganha pouco acima do salário mínimo nacional. E pode cair para mais de metade para quem ganha até 2.800 euros por mês. Acima deste valor, o corte na sobretaxa deverá ser inferior a metade.

  • Costa quer eliminar sobretaxa e repor salários tão rápido quanto possível
    0:54

    Economia

    O primeiro-ministro quer devolver de forma mais rápida possível os cortes nos salários e a sobretaxa de IRS. É uma tentativa de ir ao encontro das exigências do Bloco de Esquerda e do PCP, que exigem a reposição total dos salários e a eliminação da sobretaxa já a partir de janeiro. Ainda assim, António Costa avisa que esta devolução dependerá sempre da disponibilidade financeira do Estado.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.