sicnot

Perfil

Economia

Governo deve mais de 22 milhões ao ensino artístico

Governo deve mais de 22 milhões ao ensino artístico

O Ministério da Educação deve mais de 22 milhões de euros às escolas de ensino artístico, dinheiro que faz falta para pagar vários meses de salários em atraso aos professores.

  • Milhares de professores do ensino artístico continuam com salários em atraso
    2:35

    País

    Milhares de professores de centenas de escolas do ensino artístico têm salários em atraso. Estes estabelecimentos de ensino não receberam ainda financiamento do Estado e não pagam aos professores, algumas desde abril. A Fenprof exige uma solução nos próximos dias, caso contrário será entregue um pré-aviso de greve para todo o mês de janeiro.

  • Ensino artístico em protesto no dia internacional da música
    1:04

    País

    No dia internacional da música, pais, professores e alunos do ensino artístico especializado voltam aos protestos por causa do financiamento. Esta tarde há várias manifestações marcadas em Lagos, Évora ou Castelo Branco porque, apesar de as aulas já terem começado, não se sabe quando e de que forma será distribuída a verba deste ano.

  • Mais 4 milhões de euros para o ensino artístico
    1:36

    Regresso às aulas

    O Ministério da Educação anunciou hoje que vai atribuir mais de 4 milhões de euros às escolas particulares de ensino artístico especializado. O ministro Nuno Crato admite que este acréscimo vai corrigir alguns cortes no financiamento do ensino artístico em algumas regiões do país. Cortes que podeiram levar à exclusão de alunos já inscritos.

  • Protesto contra cortes no ensino artístico
    2:01

    País

    Professores, pais e alunos juntaram-se esta manhã para protestar contra os cortes no ensino artistico. O ministério da educação garante que a verba de 55 milhões é semelhante ao ano passado, mas os directores das escolas falam em reduções que obrigam a retirar crianças das turmas e a despedir os professores.

  • Ministério da Educação reduz financiamento do ensino artístico
    2:14

    País

    A poucos dias do início do ano letivo, os cortes nos contratos de patrocínio definidos entre as escolas e o Ministério da Educação deixaram surpreendidos pais, alunos e escolas. O novo modelo de financiamento implica reduções entre 30 a 40%. Quem o diz é a associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.

  • "Estamos a investir na nossa própria desgraça"
    0:37
  • Saída dos EUA do acordo de Paris é "uma vergonha"

    Mundo

    O ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry considerou esta terça-feira "uma vergonha" a decisão do Presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do acordo do clima de Paris, garantindo que o povo não acompanha esse gesto de "autodestruição".

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43