sicnot

Perfil

Economia

Trabalhadores da Soares da Costa em greve amanhã

Trabalhadores da Soares da Costa vão fazer greve e realizar protestos na quinta-feira contra os salários em atraso, disse à Lusa o membro da Comissão de Trabalhadores da construtora José Martins.

De acordo com o responsável, na terça-feira foi realizado um plenário de trabalhadores, devido aos atrasos de salários e subsídio de Natal, do qual saiu uma resolução a exigir o pagamento até hoje dos vencimentos ou avançavam para greve e protestos esta quinta-feira frente aos estaleiros da empresa em Vila Nova de Gaia.

Essa greve vai mesmo acontecer, disse José Martins, afirmando que o período em greve coincidirá com o do tempo que durar o protesto, que arranca logo pela manhã mas ainda não está definido quando acaba.

A Soares da Costa anunciou hoje à Comissão de Trabalhadores que vai abrir um processo de despedimento coletivo de cerca de 500 funcionários, o que para José Martins vem "reforçar" a greve desta quinta-feira.

Na carta em que dá conta da decisão, e a que a Lusa teve acesso, a empresa justifica os despedimentos com a crise em Portugal e Angola, seu principal mercado, e com os prejuízos acumulados nos últimos anos.

A Soares da Costa Construções tinha em janeiro 1.060 funcionários, afirmou o membro da Comissão de Trabalhadores.

Lusa

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.