sicnot

Perfil

Economia

Obama assina nova prorrogação do orçamento dos EUA até dia 22

O Presidente dos EUA assinou nova prorrogação do orçamento federal, até 22 de dezembro, evitando o encerramento parcial da administração e concedendo mais tempo ao Congresso para votar um acordo, informou hoje a Casa Branca.

Evan Vucci

A Câmara dos Representantes e o Senado tinham aprovado a medida, que apenas necessitava da assinatura de Barack Obama para entrar em vigor e adiar o vencimento das contas correntes à meia-noite de quarta-feira (quinta-feira em Lisboa).

O orçamento já tinha sido prolongado a 11 de dezembro, quando Obama também assinou a legislação do Congresso para evitar o anterior prazo, fixado à meia-noite desse dia.

Os líderes do Congresso alcançaram na quarta-feira um acordo provisório sobre o orçamento federal no valor de 1,15 biliões de dólares para o ano fiscal de 2016, que inclui a extensão das isenções fiscais e acaba com a proibição das exportações de petróleo.

Apesar do acordo, anunciado pelo presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Paul Ryan, não houve votação, pelo que era necessária a prorrogação do orçamento federal para evitar o encerramento temporário do Governo federal.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC