sicnot

Perfil

Economia

Trabalhadores da Soares da Costa em greve

Trabalhadores da Soares da Costa fazem hoje greve e realizam protestos frente aos estaleiros da empresa em Vila Nova de Gaia, um dia depois de se ter conhecido o despedimento coletivo de 500 pessoas.

Os protestos arrancam logo ao início da manhã, disse à Lusa José Martins, membro da Comissão de Trabalhadores da construtora, referindo que estes protestos foram marcados já na terça-feira para exigir o pagamento dos salários em atraso e do subsídio de Natal.

Entretanto, na quarta-feira a Soares da Costa anunciou que vai abrir um processo de despedimento coletivo de cerca de 500 funcionários, o que o responsável considerou que vem "reforçar" as razões para a greve de hoje.

A Soares da Costa é controlada em 66,7% pela GAM Holdings, detida pelo empresário angolano António Mosquito, que entrou no capital da construtora no final de 2013, sendo os restantes 33,3% da SDC -- Investimentos (ex-Grupo Soares da Costa).

Na carta em que deu conta da decisão, e a que a Lusa teve acesso, a empresa justificou os despedimentos com a crise em Portugal e Angola, seu principal mercado, e com os prejuízos acumulados nos últimos anos.

Lusa

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.