sicnot

Perfil

Economia

Dívida pública desce para 229,3 mil milhões de setembro para outubro

A dívida pública desceu para 229.269 milhões de euros em outubro, menos 2.683 milhões de euros do que em setembro deste ano, segundo o Banco de Portugal.

Estes valores referem-se à dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, e foram publicados hoje no Boletim Estatístico pelo banco central.

Já a dívida líquida de depósitos da administração central subiu 1.403 milhões de euros entre setembro e outubro para 213.524 milhões de euros.

Comparando com o final de 2014, os dados referentes a outubro demonstram que a dívida pública aumentou cerca de 3.502 milhões de euros e que a dívida pública excluindo os depósitos aumentou quase 5.328 milhões de euros.

No final do ano passado, a dívida pública fixou-se nos 225.767 milhões de euros e a dívida pública líquida de depósitos da administração central nos 208.196 milhões de euros.

A dívida na ótica de Maastricht é utilizada para medir o nível de endividamento das administrações públicas de um país e o conceito está definido num regulamento de 2009 do Conselho Europeu, relativo à aplicação do protocolo sobre o procedimento relativo dos défices excessivos anexo ao Tratado que institui a Comunidade Europeia.

Lusa

  • Incêndio em fábrica de congelados em Viseu continua ativo
    0:29

    País

    O incêndio que deflagrou esta manhã numa fábrica de produtos congelados em Viseu continua ativo no pavilhão principal. De acordo com o segundo comandante dos Bombeiros Municipais de Viseu, trata-se de um trabalho "demorado e difícil porque a estrutura está abalada". Contudo, os bombeiros conseguiram que o fogo não se propagasse a outros edifícios.

  • Nova fábrica de medicamentos inaugurada na Amadora
    1:36

    País

    Uma nova fábrica de produção de fármacos foi inaugurada esta terça-feira, na Amadora. O espaço dedica-se em exclusivo à produção de um medicamento inovador, para o tratamento do excesso de potássio no sangue.