sicnot

Perfil

Economia

Ministra reúne-se com operadores e sindicatos para "promover paz social" no Porto de Lisboa

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou hoje que vai promover reuniões na próxima semana com os operadores e com o Sindicato dos Estivadores, em separado, para tentar "promover a paz social" no Porto de Lisboa.

ANTONIO COTRIM

Em audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas sobre a 'fuga' de armadores do Porto de Lisboa, na sequência da suspensão da operação da Maersk, Ana Paula Vitorino considerou que a saída do grupo dinamarquês foi o "corolário de um processo mal conduzido durante três anos".

A ministra do Mar defendeu que "não é normal que a administração do Porto de Lisboa e o Governo se demitam de tentar promover a paz social", anunciando que, na próxima segunda-feira, se reunirá com os operadores e com o Sindicato dos Estivadores, que iniciou um período de greve a 14 de novembro, que se estenderá pelo menos até 20 de janeiro.

"A estratégia que vamos seguir é de promover o diálogo entre as partes", declarou a governante, quando questionada sobre o que o Governo fará para ultrapassar o conflito laboral no Porto de Lisboa, que se traduz numa ameaça de greve dos estivadores que impede os operadores de contratarem novos trabalhadores portuários.

Em resposta ao deputado do CDS-PP Hélder Amaral, Ana Paula Vitorino acusou o Governo anterior, liderado por Passos Coelho, de ter deixado "acumular este problema".

"Tivemos um ministério que, durante três anos, deixou acumular este problema. É curioso que seja o senhor deputado do CDS, que tinha o ministro desta pasta, que me venha perguntar o que resolvi em três semanas que o seu Governo não resolveu em três anos", afirmou a governante.

Na reunião com os estivadores e com os operadores do Porto de Lisboa, Ana Paula Vitorino vai "apelar fortemente para que exista a consciência de que a negociação é aproximação de duas partes", realçando que "no limite pode estar em risco o Porto de Lisboa, os postos de trabalho e os operadores".

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.