sicnot

Perfil

Economia

Produtores e distribuidores reunidos para debater crise do leite e suinicultura

O gabinete de crise criado para debater soluções conjuntas entre produtores e distribuidores para os setores do leite e da suinicultura reuniu hoje pela primeira vez, sob mediação do ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

Capoulas Santos, ministro da Agricultura.

Capoulas Santos, ministro da Agricultura.

Manuel Almeida

No final do encontro, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Regional, Capoulas Santos, destacou que são dois setores "que atravessam grandes dificuldades, principalmente ao longo dos últimos meses, ou cerca de um ano no caso do leite, que se caracteriza por um baixo preço pago aos produtores, incluindo um custo abaixo do preço de produção, o que torna a atividade insustentável".

Neste sentido, o objetivo destes encontros, que hoje se iniciaram, será "trabalhar todas as variáveis da formação do preço ao longo da cadeia de valor, no sentido de que todos ganhem e que não haja uma desproporção entre os ganhos".

"Não faz sentido que ganhe mais quem está no ponto intermédio da cadeia, ou quem está no final a cadeia, em detrimento de quem está no princípio da cadeia", declarou Capoulas Santos.

No encontro, de acordo com o ministro, foram alcançados alguns compromissos.

"Por exemplo, a identificação clara da carne ou do leite com origem portuguesa. Os consumidores portugueses preferem sempre produtos portugueses. Muitas vezes, infelizmente, não podem adquiri-los, porque a identificação não existe ou está muito dissimulada. Portanto, houve um compromisso claro de todas as fileiras para que esse problema possa ser melhorado", destacou.

Os encontros entre produtores, transformadores e cadeias de distribuição final vão continuar e estão previstos também encontros bilaterais.

Além do ministério, fazem parte do gabinete de Crise dos Setores do Leite e da Suinicultura a Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Associação Portuguesa dos Industriais de Carne (APIC), a Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas (CONFAGRI) e a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS).

Lusa

  • Passos explica porque se sentiu irritado com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o Presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas de que foi alvo.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.