sicnot

Perfil

Economia

Produtores e distribuidores reunidos para debater crise do leite e suinicultura

O gabinete de crise criado para debater soluções conjuntas entre produtores e distribuidores para os setores do leite e da suinicultura reuniu hoje pela primeira vez, sob mediação do ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

Capoulas Santos, ministro da Agricultura.

Capoulas Santos, ministro da Agricultura.

Manuel Almeida

No final do encontro, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Regional, Capoulas Santos, destacou que são dois setores "que atravessam grandes dificuldades, principalmente ao longo dos últimos meses, ou cerca de um ano no caso do leite, que se caracteriza por um baixo preço pago aos produtores, incluindo um custo abaixo do preço de produção, o que torna a atividade insustentável".

Neste sentido, o objetivo destes encontros, que hoje se iniciaram, será "trabalhar todas as variáveis da formação do preço ao longo da cadeia de valor, no sentido de que todos ganhem e que não haja uma desproporção entre os ganhos".

"Não faz sentido que ganhe mais quem está no ponto intermédio da cadeia, ou quem está no final a cadeia, em detrimento de quem está no princípio da cadeia", declarou Capoulas Santos.

No encontro, de acordo com o ministro, foram alcançados alguns compromissos.

"Por exemplo, a identificação clara da carne ou do leite com origem portuguesa. Os consumidores portugueses preferem sempre produtos portugueses. Muitas vezes, infelizmente, não podem adquiri-los, porque a identificação não existe ou está muito dissimulada. Portanto, houve um compromisso claro de todas as fileiras para que esse problema possa ser melhorado", destacou.

Os encontros entre produtores, transformadores e cadeias de distribuição final vão continuar e estão previstos também encontros bilaterais.

Além do ministério, fazem parte do gabinete de Crise dos Setores do Leite e da Suinicultura a Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Associação Portuguesa dos Industriais de Carne (APIC), a Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas (CONFAGRI) e a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS).

Lusa

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.