sicnot

Perfil

Economia

Grupo Santander cumpre largamente requisitos mínimos de capital do BCE

O Grupo Santander, que detém o Santander Totta em Portugal, anunciou hoje que cumpre largamente os requisitos mínimos de capital que o BCE exige para o próximo ano, após conhecidos os resultados do processo de revisão e avaliação supervisora (SREP).

Reuters

Reuters

© Andrea Comas / Reuters

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco espanhol explica que o Banco Central Europeu (BCE) pediu ao Santander um rácio de capital 'Common Equity Tier 1' de pelo menos 9,75% em 2016, quando o grupo financeiro tinha um rácio de 12,39% até finais de setembro, ultrapassando largamente a exigência.

O requisito mínimo de 9,75% inclui já um adicional de 0,25% que o banco deve cumprir pela sua dimensão e importância dentro do sistema financeiro europeu.

No caso do Banco Santander Espanha, sem incluir a 'holding', a exigência mínima de capital por parte do BCE é de 9,50%, igualmente muito inferior aos 14,19% que a instituição financeira tinha no encerramento das contas de setembro.

Lusa

  • Negócios do fogo
    22:00
  • "Não podemos gastar o dinheiro e depois os filhos e os netos é que pagam"
    2:05

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, o reembolso antecipado ao FMI. O comentador da SIC defendeu que seria mais vantajoso se Portugal reembolsasse mais depressa, antes da subida das taxas de juro. Miguel Sousa Tavares considerou ainda que o reembolso da dívida é uma boa notícia, pois seria "desleal" deixar a dívida para "os filhos e os netos" pagarem.

    Miguel Sousa Tavares

  • Os efeitos da tempestade Ana em Portugal
    1:43
  • Porque têm as tempestades nomes?
    0:49

    País

    As tempestades passaram a ter um nome, partilhado pelos serviços de meteorologia de Portugal, França e Espanha. Nuno Moreira, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para explicar que este método é também uma forma de sinalizar a dimensão das tempestades.

  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59

    Mundo

    A tempestade Ana não causou apenas estragos em Portugal, mas também na Galiza, com a queda de árvores e cheias nas zonas ribeirinhas. No norte da Europa, as baixas temperaturas provocaram fortes nevões e paralisaram a Grã-Bretanha, com voos cancelados, escolas fechadas e estradas cortadas.

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43