sicnot

Perfil

Economia

Grupo Santander cumpre largamente requisitos mínimos de capital do BCE

O Grupo Santander, que detém o Santander Totta em Portugal, anunciou hoje que cumpre largamente os requisitos mínimos de capital que o BCE exige para o próximo ano, após conhecidos os resultados do processo de revisão e avaliação supervisora (SREP).

Reuters

Reuters

© Andrea Comas / Reuters

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco espanhol explica que o Banco Central Europeu (BCE) pediu ao Santander um rácio de capital 'Common Equity Tier 1' de pelo menos 9,75% em 2016, quando o grupo financeiro tinha um rácio de 12,39% até finais de setembro, ultrapassando largamente a exigência.

O requisito mínimo de 9,75% inclui já um adicional de 0,25% que o banco deve cumprir pela sua dimensão e importância dentro do sistema financeiro europeu.

No caso do Banco Santander Espanha, sem incluir a 'holding', a exigência mínima de capital por parte do BCE é de 9,50%, igualmente muito inferior aos 14,19% que a instituição financeira tinha no encerramento das contas de setembro.

Lusa

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.