sicnot

Perfil

Economia

Grupo Santander cumpre largamente requisitos mínimos de capital do BCE

O Grupo Santander, que detém o Santander Totta em Portugal, anunciou hoje que cumpre largamente os requisitos mínimos de capital que o BCE exige para o próximo ano, após conhecidos os resultados do processo de revisão e avaliação supervisora (SREP).

Reuters

Reuters

© Andrea Comas / Reuters

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco espanhol explica que o Banco Central Europeu (BCE) pediu ao Santander um rácio de capital 'Common Equity Tier 1' de pelo menos 9,75% em 2016, quando o grupo financeiro tinha um rácio de 12,39% até finais de setembro, ultrapassando largamente a exigência.

O requisito mínimo de 9,75% inclui já um adicional de 0,25% que o banco deve cumprir pela sua dimensão e importância dentro do sistema financeiro europeu.

No caso do Banco Santander Espanha, sem incluir a 'holding', a exigência mínima de capital por parte do BCE é de 9,50%, igualmente muito inferior aos 14,19% que a instituição financeira tinha no encerramento das contas de setembro.

Lusa

  • Corrida à Agência Europeia Medicamento "não é fácil", admite Costa
    0:50

    Brexit

    António Costa confirmou a apresentação da candidatura para a transferência da agência europeia do medicamento de Londres para Portugal. À margem da cimeira extraordinário sobre o Brexit, o primeiro-ministro salientou a importância da instalação do instituto no país para reforçar a competitividade no setor