sicnot

Perfil

Economia

CP pondera alugar comboios de alta velocidade a Espanha

As viagens de comboio de longo curso de alta velocidade em Portugal podem começar a ser feitas por carruagens espanholas. A CP pondera alugar entre quatro a cinco novos comboios.

Trata-se da segunda decisão da Concorrência, em 2015, de imposição de coima por prestação de informações falsas, inexatas ou incompletas, nos termos da Lei da Concorrência. (Arquivo)

Trata-se da segunda decisão da Concorrência, em 2015, de imposição de coima por prestação de informações falsas, inexatas ou incompletas, nos termos da Lei da Concorrência. (Arquivo)

© Paul Hanna / Reuters

A notícia é avançada pelo Público. O jornal escreve que a frota de Alfa Pendular não consegue dar resposta à procura, que subiu 17 por cento nos últimos três anos.

A CP tem atualmente 10 comboios pedulares a ligar Braga e Faro. Em épocas de maior procura, a empresa tem de usar toda a frota quando pelo menos um comboio deve estar em oficiana para manutenção.

As carruagens que a CP pondera alugar a Espanha atingem os 250 quilómetros por hora. A medida terá agora de passar pelo Governo que poderá autorizar ou não o negócio.

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.