sicnot

Perfil

Economia

Governo espanhol atualiza terça-feira salário mínimo nacional para 655 euros

O Governo espanhol em funções vai aprovar terça-feira, na última reunião do Conselho de Ministros do ano, o aumento do salário mínimo nacional, subindo-o de 648,80 para 655,08 euros (1%) mensais, valor muito inferior ao defendido pelas centrais sindicais.

© Susana Vera / Reuters

Segundo fontes sindicais espanholas, citadas pela agência noticiosa EFE, o executivo de Madrid comunicou aos sindicatos na semana passada, por escrito, que iria aumentar o salário mínimo em 1%, depois de ter recebido dos representantes dos trabalhadores propostas de aumento de 11% para 2016 (até 720 euros) e de mais 11% para 2017 (até 800 euros).

As centrais sindicais UGT e CCOO argumentaram que, com estas subidas, o vencimento mínimo ficaria próximo dos 60% do salário médio líquido, tal como recomenda a Carta Social Europeia, subscrita por Espanha.

O Salário Mínimo Interprofissional, como se denomina, foi criado em 1963, mas manteve-se "congelado" nos três anos seguintes.

A partir de 1967 foi sendo atualizado anualmente, à exceção de 1976 e 1979, alturas em que foi aumentado duas vezes face ao elevado índice de inflação então registado.

Em 1980, com a aprovação do Estatuto dos Trabalhadores, ficou definido que a revisão anual deveria ser feita depois de consulta prévia às organizações sindicais e patronais mais representativas.

Desde 1982 que o Conselho de Ministros só pode fixar o novo valor do salário mínimo na sua última reunião do ano.

Segundo os dados do Eurostat, em 2015, o salário mínimo nos 28 países da União Europeia (UE) oscila entre os 1.923 euros mensais no Luxemburgo e os 184 euros na Bulgária.

Lusa

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos 8 jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47