sicnot

Perfil

Economia

Brasil vai importar temporariamente eletricidade do Uruguai

O Brasil vai começar a importar eletricidade do Uruguai, de forma gradual e durante um período que ainda não foi determinado, para colmatar as necessidades internas relacionadas com as temperaturas elevadas do verão austral.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Susana Vera / Reuters

A decisão do Governo brasileiro foi conhecida após a publicação de um decreto no Diário Oficial, pelo Ministério de Minas e Energia, e que reconhece a "necessidade de importação de energia elétrica" do Uruguai, sublinhando que se trata de uma "medida especial e temporária".

O documento não especifica a quantidade de energia elétrica que vai ser adquirida, assim como não define os períodos durante os quais se vai manter a importação a partir das cidades de Rivera e Melo, no Uruguai.

O decreto refere apenas que a quantidade de energia do Uruguai vai ser estabelecida semanalmente apesar de admitir que se possam proceder a ajustes adequados "à programação diária" ou mesmo em função das necessidades "em tempo real".

A medida do executivo brasileiro coincide com o verão austral que regista temperaturas mais elevadas do que as normais, nas últimas semanas, e que fez disparar o consumo de energia no sudeste do Brasil.

Lusa

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.