sicnot

Perfil

Economia

Brasil vai importar temporariamente eletricidade do Uruguai

O Brasil vai começar a importar eletricidade do Uruguai, de forma gradual e durante um período que ainda não foi determinado, para colmatar as necessidades internas relacionadas com as temperaturas elevadas do verão austral.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Susana Vera / Reuters

A decisão do Governo brasileiro foi conhecida após a publicação de um decreto no Diário Oficial, pelo Ministério de Minas e Energia, e que reconhece a "necessidade de importação de energia elétrica" do Uruguai, sublinhando que se trata de uma "medida especial e temporária".

O documento não especifica a quantidade de energia elétrica que vai ser adquirida, assim como não define os períodos durante os quais se vai manter a importação a partir das cidades de Rivera e Melo, no Uruguai.

O decreto refere apenas que a quantidade de energia do Uruguai vai ser estabelecida semanalmente apesar de admitir que se possam proceder a ajustes adequados "à programação diária" ou mesmo em função das necessidades "em tempo real".

A medida do executivo brasileiro coincide com o verão austral que regista temperaturas mais elevadas do que as normais, nas últimas semanas, e que fez disparar o consumo de energia no sudeste do Brasil.

Lusa

  • Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
    3:22

    País

    O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.

  • "Está prevista mais uma melhoria do rating para breve"
    2:46
  • Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
    1:47

    Economia

    A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.