sicnot

Perfil

Economia

Brasil vai importar temporariamente eletricidade do Uruguai

O Brasil vai começar a importar eletricidade do Uruguai, de forma gradual e durante um período que ainda não foi determinado, para colmatar as necessidades internas relacionadas com as temperaturas elevadas do verão austral.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Susana Vera / Reuters

A decisão do Governo brasileiro foi conhecida após a publicação de um decreto no Diário Oficial, pelo Ministério de Minas e Energia, e que reconhece a "necessidade de importação de energia elétrica" do Uruguai, sublinhando que se trata de uma "medida especial e temporária".

O documento não especifica a quantidade de energia elétrica que vai ser adquirida, assim como não define os períodos durante os quais se vai manter a importação a partir das cidades de Rivera e Melo, no Uruguai.

O decreto refere apenas que a quantidade de energia do Uruguai vai ser estabelecida semanalmente apesar de admitir que se possam proceder a ajustes adequados "à programação diária" ou mesmo em função das necessidades "em tempo real".

A medida do executivo brasileiro coincide com o verão austral que regista temperaturas mais elevadas do que as normais, nas últimas semanas, e que fez disparar o consumo de energia no sudeste do Brasil.

Lusa

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35