sicnot

Perfil

Economia

Governo brasileiro aumenta salário mínimo para o próximo ano em 11,6%

O salário mínimo para 2016 no Brasil foi esta terça-feira fixado pela Presidente da República, Dilma Rousseff, em 880 reais, num decreto que será publicado no Diário Oficial da União na quarta-feira, indicou a presidência em comunicado.

(Arquivo)

(Arquivo)

© STRINGER Brazil / Reuters

"Com o decreto assinado hoje pela Presidente Dilma Rousseff, o Governo federal dá continuidade à sua política de valorização do salário mínimo, com impacto direto sobre cerca de 40 milhões de trabalhadores e aposentados", lê-se no documento.

Com este aumento de 11,6%, para 880 reais (cerca de 208 euros) a partir de 01 de janeiro, o Governo federal brasileiro pretende compensar a inflação acumulada durante este ano que, segundo analistas privados e o Banco Central do Brasil, se cifrará em quase 11%.

O ministro do Trabalho & Previdência Social brasileiro, Miguel Rossetto, falará à imprensa às 15:00 locais (17:00 em Lisboa) na sede do seu ministério, refere ainda a nota da Presidência.

Lusa

  • Recessão no Brasil é considerada a pior dos últimos 25 anos
    2:47

    Mundo

    A iminência da destituição da presidente Dilma Roussef, está a aumentar a crise política no Brasil e pode agravar ainda mais, a situação da economia. O país chega ao final deste ano, com uma enorme retração nos índices económicos e, como explica a correspondente Ivani Flora, as projeções para 2016, não são propriamente as melhores.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.