sicnot

Perfil

Economia

Portagens sobem cinco cêntimos para 10% dos troços de auto-estradas

O ministério do Planeamento e das Infraestruturas anunciou hoje que o aumento das portagens em 2016 é de 0,05 euros, o que abrange "apenas 10% dos troços das autoestradas portajadas", ficando as taxas dos restantes inalteradas.

arquivo

arquivo

LUIS FORRA

"A atualização abrange apenas 10 por cento dos troços das autoestradas portajadas e será de 0,05 euros. As taxas dos restantes troços mantêm-se inalteradas", adianta o ministério em comunicado.

"A revisão anual das taxas de portagem nas autoestradas entra em vigor a 01 de janeiro de 2016, de acordo com os respetivos contratos de concessão, que preveem a atualização com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor", recorda o ministério tutelado por Pedro Marques.

"Nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, a atualização varia entre os 0,05 euros (classe 1, em ambas as pontes) e os 0,15 euros (classe 4, na ponte Vasco da Gama)", concluiu a nota.

Lusa

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".