sicnot

Perfil

Economia

Valor das compras por Multibanco sobe 7,3%

As compras realizadas nos terminais de pagamento automático da rede Multibanco entre 23 de novembro e 27 de dezembro ascenderam a 3.712 milhões de euros, mais 7,3% que em igual período de 2014, anunciou hoje a SIBS.

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)

De acordo com a gestora da rede Multibanco, entre 23 de novembro e 27 de dezembro, foram efetuadas 93,4 milhões de compras através dos terminais de pagamento automático (TPA), um aumento de 11,7% face ao período homólogo do ano passado.

Em compras, o valor médio dos pagamentos em lojas foi de 40 euros, uma quebra de 3,9% face a um ano antes.

No período em análise foram registados 45,5 milhões de levantamentos (-0,6%) nas caixas automáticas da rede Multibanco, no montante de 2.803 milhões de euros (+1,4%), que em período homólogo.

O valor médio levantado por dia foi de 67 euros, mais 2% que um ano antes.

"Nesta semana, e em comparação com o ano anterior, registou-se um aumento global (levantamentos e compras) dos volumes processados na rede Multibanco de 7,6% no número de operações e de 4,7% no montante transacionado", adianta a SIBS nas suas estatísticas.

O 23 de dezembro deste ano é, até agora, "o dia com mais operações efetuadas na rede Multibanco", refere a gestora, que salienta que nessa data "foram registadas seis milhões de operações na rede, o que representou um crescimento de 6,3% face ao mesmo dia de 2014".

Além disso, foi também ultrapassado "em cerca de 3%" o valor registado no ano passado.

"Pelas 13:00 de dia 24 de dezembro de 2015 registou-se na rede Multibanco (caixas automáticas e terminais de pagamento) um pico de 220 transações por segundo, com um tempo de resposta médio de 0,18 segundos nos levantamentos e 0,20 segundos nas compras", aponta a SIBS.

Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC