sicnot

Perfil

Economia

Pequeno-almoço custa hoje menos 40 cêntimos do que em 1985

Uma família portuguesa pagará 1,20 euros por um pequeno-almoço para quatro pessoas em 2016, menos quase 0,40 cêntimos do que pagava há 30 anos, data da adesão de Portugal à então Comissão Económica Europeia (CEE).

(Arquivo)

(Arquivo)

© Susana Vera / Reuters

A 1 de janeiro de 2016 assinalam-se os 30 anos da adesão de Portugal à CEE, depois de a 12 de junho de 1985, o então primeiro-ministro, Mário Soares, ter assinado o tratado que iniciava Portugal na integração europeia.

Nesse ano, o Governo ainda tabelava os preços dos principais bens e as trocas eram feitas com a divisa portuguesa, o escudo. O Diário da República fixava o preço máximo para "a unidade do pão de trigo fabricado com farinha tipo 75" em 4,50 escudos e um litro de leite meio gordo ultrapasteurizado em 62 escudos.

Assim, há 30 anos, um pequeno-almoço simples para quatro pessoas (um litro de leite e quatro pães) custaria 80 escudos, o que equivaleria hoje, segundo o simulador da base de dados Pordata, a 1,55 euros, uma vez que, tendo em conta o efeito da inflação e fazendo o ajustamento cambial, o papo-seco valeria 0,09 euros (menos de metade do que custo de hoje) e o leite valeria 1,19 euros (mais do dobro do que vale hoje).

Em 2016, o preço a pagar pelo mesmo pequeno-almoço rondará os 1,18 euros, já que a associação do setor da panificação admite um aumento entre 2% a 3% no preço do pão e a dos laticínios prevê que o preço se mantenha este ano. Ou seja, no próximo ano o litro de leite deverá permanecer nos 0,52 euros e, com o preço da carcaça entre os 0,12 e os 0,16 euros, quatro papo-secos vão passar a custar 0,66 euros.

Por outro lado, o Salário Mínimo Nacional a 530 euros entra a vigor a 01 de janeiro de 2016, já promulgado pelo Presidente da República, depois de ter sido aprovado pelo Governo em Conselho de Ministros a 23 de dezembro, sem um acordo em sede de concertação social.

Criado por decreto em 26 de Maio de 1974, o salário mínimo foi fixado em 19.200,000 escudos em 1985, valor que a preços atuais seria de 368,91 euros. O que significa que, tendo em conta o aumento previsto para o próximo ano, houve uma progressão de 43,7%.

Por outro lado, em meados da década de 1980, muitos portugueses ainda só conheciam os transportes públicos ou motas de pequena cilindrada, uma realidade que mudou com a entrada na comunidade europeia.

No final de 2012, segundo números do gabinete europeu de estatística, o Eurostat, existiam em Portugal 406 automóveis por 1.000 habitantes, contra os 119,4 carros registados em 1985.

No que toca ao combustível, no final de 2015, os portugueses despendiam em média 1,36 euros por cada litro de gasolina e 1,09 por cada litro de gasóleo, segundo o 'site' Mais Gasolina, menos do que há 30 anos.

A base de dados Pordata refere que, em 1986, um litro de gasolina de 95 octanas custava em média 0,55 euros, o que aos preços de hoje seria 1,88 euros, e que um litro de gasóleo custava 0,33 euros, ou seja, 1,13 euros aos preços de hoje.

Lusa

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • "Não preciso de ajustar contas com ninguém"
    0:49

    País

    O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

  • Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco
    0:18

    País

    Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Secretário da Segurança Interna dos EUA desmente Donald Trump

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que os esforços do seu Governo para expulsar alguns imigrantes ilegais dos Estados Unidos "são uma operação militar", afirmação contrariada pelo seu secretário da Segurança Nacional no México.