sicnot

Perfil

Economia

Confiança dos consumidores cai em dezembro e clima económico desce nos últimos 3 meses

O indicador de confiança dos consumidores caiu em dezembro, mas menos acentuadamente que no mês anterior, assim como o indicador de clima económico também diminuiu entre outubro e dezembro, depois de dois meses de estabilização, divulgou hoje o INE.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

O Instituto Nacional de Estatística (INE) destaca que o indicador de confiança dos consumidores diminuiu em dezembro, mas menos acentuadamente do que em novembro, depois de ter estabilizado em outubro no valor mais elevado desde abril de 2001.

O INE justifica a redução do indicador de confiança com "o contributo negativo das perspetivas relativas à evolução da situação económica do país e do desemprego" e destaca que "não considerando médias móveis de três meses, o indicador aumentou em dezembro".

O indicador de confiança da indústria transformadora aumentou em dezembro, devido ao contributo positivo de todas as componentes, apreciações sobre a procura global e sobre os 'stocks' de produtos acabados e perspetivas de produção.

Já o indicador de confiança da construção e obras públicas agravou-se em novembro e dezembro, devido ao comportamento negativo das duas componentes, perspetivas de emprego e opiniões sobre a carteira de encomendas, enquanto o indicador de confiança do comércio aumentou ligeiramente em dezembro, devido ao contributo positivo das expectativas de atividade e das opiniões sobre o volume de 'stocks', enquanto as apreciações sobre o volume de vendas contribuíram negativamente.

O indicador de confiança dos serviços caiu nos últimos três meses, devido à evolução negativa das opiniões sobre a atividade da empresa e sobre a evolução da carteira de encomendas, mais intensa no primeiro caso.

Lusa

  • Dijsselbloem mostra algum arrependimento mas recusa demitir-se
    2:40

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas escusa-se a comentar essa possibilidade. Para já, o holandês não se demite do cargo. Esta quinta-feira ouviu as críticas dos eurodeputados no Parlamento Europeu.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.