sicnot

Perfil

Economia

Confusão com os pagamentos em duodécimos

Os pagamentos com duodécimos estão a causar alguma confusão. A lei que permitia aos trabalhadores escolherem se querem ou não receber o subsídio de férias com esta modalidade caducou no dia 31 de dezembro.

(Reuters/ Arquivo)

O Governo considera que a regra continua em vigor, porque, uma vez que ainda não há Orçamento do Estado, continua a vigorar o de 2015. Só que os especialistas dividem-se e cada empresa está a interpretar as regras ou a falta delas à sua maneira.

Há quem continue a aplicar o regime de duodécimos como até aqui e há quem, simplesmente, considere que os trabalhadores deixaram de poder optar.

Os subsídios em duodécimos foram criados pelo Governo de Passos Coelho e entraram em vigor a 1 de janeiro de 2013. O objetivo era que os contribuintes tivessem mais algum dinheiro disponível, apesar do aumento de impostos, e que as empresas não tivessem tantas despesas, no período de férias e de Natal. Seria uma medida temporária só para 2013, mas foi sendo prolongada, e esteve em vigor em todos os orçamentos do Governo PSD-CDS.

O ministério do Trabalho disse à SIC que essa lei continua a aplicar-se este ano, uma vez que ainda não há orçamento para 2016 e as normas orçamentais que estão em vigor são as que foram aprovadas no orçamento de 2015.

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.