sicnot

Perfil

Economia

Moody's será primeira agência de 'rating' a olhar para Portugal este ano

A Moody's será a primeira agência de 'rating' a pronunciar-se sobre Portugal, prevendo-se que a nota atribuída à República Portuguesa seja reavaliada ainda este mês, no dia 15.

De acordo com o calendário da atualização dos 'ratings' previsto para 2016, a Moody's irá olhar para Portugal a 15 de janeiro, reavaliando a evolução da situação económica e financeira do país mais duas vezes ao longo do ano: a 06 de maio e a 02 de setembro.

A Fitch deverá analisar a situação de Portugal a 04 de março e depois a 19 de agosto, a Standard and Poor's prevê atualizar o 'rating' atribuído a Portugal a 18 de março e a 16 de setembro e a DBRS deverá pronunciar-se a 29 de abril e a 21 de outubro.

Só a DBRS, a agência de 'rating' canadiana, avalia a dívida de Portugal como sendo de investimento, de BBB ('low'), considerando as três maiores entidades que a dívida pública de Portugal ainda está num grau de 'lixo'.

A Fitch avalia dívida pública portuguesa em BB+ com perspetivas positivas, o que indica que pode haver uma revisão em alta no curto prazo, a Moody's atribui uma nota de Ba1 e a Standard and Poor's de BB+, sendo as perspetivas destas duas últimas estáveis.

As agências de 'rating' passaram a ter de divulgar no final de cada ano o calendário para o ano seguinte, respeitando assim a diretiva 462/2013 da Comissão Europeia, que determina que as atualizações dos 'ratings' soberanos sejam publicadas a uma sexta-feira e apenas depois do fecho do mercado, por forma a reduzir os riscos de volatilidade do mercado.

No entanto, as agências de notação financeira podem desviar-se das datas definidas desde que expliquem essa alteração e que isso não se torne frequente.

Lusa

  • Moody's vai rever em baixa dívida grega
    1:16

    Economia

    Depois da Standard & Poors, é a vez da agência Moodys baixar o rating da dívida grega. Apesar da pressão, o governo grego afirmou hoje que não tem problema de liquidez e que entrega já na quarta-feira o plano da dívida.

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Alertas de fogos e outras catástrofes por SMS

    País

    As operadoras de telecomunicações deverão começar já este ano a enviar mensagens de alerta em caso de catástrofes. O sistema de avisos à população deverá entrar em vigor ainda antes da época de incêndios

  • Os grandes desafios de Rui Rio, segundo Poiares Maduro
    7:43

    O ex-ministro de Pedro Passos Coelho, Miguel Poiares Maduro, falou com a SIC sobre o que reserva o futuro para o PSD e quais serão os principais desafios na área económica para a liderança de Rui Rio. O défice, a descentralização, o próximo Orçamento do Estado e a eventualidade de um bloco central foram alguns dos temas da conversa. Uma entrevista transmitida esta quarta-feira, no programa Negócios da Semana.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25
  • Quem é Elon Musk?
    9:42