sicnot

Perfil

Economia

Moody's será primeira agência de 'rating' a olhar para Portugal este ano

A Moody's será a primeira agência de 'rating' a pronunciar-se sobre Portugal, prevendo-se que a nota atribuída à República Portuguesa seja reavaliada ainda este mês, no dia 15.

De acordo com o calendário da atualização dos 'ratings' previsto para 2016, a Moody's irá olhar para Portugal a 15 de janeiro, reavaliando a evolução da situação económica e financeira do país mais duas vezes ao longo do ano: a 06 de maio e a 02 de setembro.

A Fitch deverá analisar a situação de Portugal a 04 de março e depois a 19 de agosto, a Standard and Poor's prevê atualizar o 'rating' atribuído a Portugal a 18 de março e a 16 de setembro e a DBRS deverá pronunciar-se a 29 de abril e a 21 de outubro.

Só a DBRS, a agência de 'rating' canadiana, avalia a dívida de Portugal como sendo de investimento, de BBB ('low'), considerando as três maiores entidades que a dívida pública de Portugal ainda está num grau de 'lixo'.

A Fitch avalia dívida pública portuguesa em BB+ com perspetivas positivas, o que indica que pode haver uma revisão em alta no curto prazo, a Moody's atribui uma nota de Ba1 e a Standard and Poor's de BB+, sendo as perspetivas destas duas últimas estáveis.

As agências de 'rating' passaram a ter de divulgar no final de cada ano o calendário para o ano seguinte, respeitando assim a diretiva 462/2013 da Comissão Europeia, que determina que as atualizações dos 'ratings' soberanos sejam publicadas a uma sexta-feira e apenas depois do fecho do mercado, por forma a reduzir os riscos de volatilidade do mercado.

No entanto, as agências de notação financeira podem desviar-se das datas definidas desde que expliquem essa alteração e que isso não se torne frequente.

Lusa

  • Moody's vai rever em baixa dívida grega
    1:16

    Economia

    Depois da Standard & Poors, é a vez da agência Moodys baixar o rating da dívida grega. Apesar da pressão, o governo grego afirmou hoje que não tem problema de liquidez e que entrega já na quarta-feira o plano da dívida.

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.