sicnot

Perfil

Economia

Moody's será primeira agência de 'rating' a olhar para Portugal este ano

A Moody's será a primeira agência de 'rating' a pronunciar-se sobre Portugal, prevendo-se que a nota atribuída à República Portuguesa seja reavaliada ainda este mês, no dia 15.

De acordo com o calendário da atualização dos 'ratings' previsto para 2016, a Moody's irá olhar para Portugal a 15 de janeiro, reavaliando a evolução da situação económica e financeira do país mais duas vezes ao longo do ano: a 06 de maio e a 02 de setembro.

A Fitch deverá analisar a situação de Portugal a 04 de março e depois a 19 de agosto, a Standard and Poor's prevê atualizar o 'rating' atribuído a Portugal a 18 de março e a 16 de setembro e a DBRS deverá pronunciar-se a 29 de abril e a 21 de outubro.

Só a DBRS, a agência de 'rating' canadiana, avalia a dívida de Portugal como sendo de investimento, de BBB ('low'), considerando as três maiores entidades que a dívida pública de Portugal ainda está num grau de 'lixo'.

A Fitch avalia dívida pública portuguesa em BB+ com perspetivas positivas, o que indica que pode haver uma revisão em alta no curto prazo, a Moody's atribui uma nota de Ba1 e a Standard and Poor's de BB+, sendo as perspetivas destas duas últimas estáveis.

As agências de 'rating' passaram a ter de divulgar no final de cada ano o calendário para o ano seguinte, respeitando assim a diretiva 462/2013 da Comissão Europeia, que determina que as atualizações dos 'ratings' soberanos sejam publicadas a uma sexta-feira e apenas depois do fecho do mercado, por forma a reduzir os riscos de volatilidade do mercado.

No entanto, as agências de notação financeira podem desviar-se das datas definidas desde que expliquem essa alteração e que isso não se torne frequente.

Lusa

  • Moody's vai rever em baixa dívida grega
    1:16

    Economia

    Depois da Standard & Poors, é a vez da agência Moodys baixar o rating da dívida grega. Apesar da pressão, o governo grego afirmou hoje que não tem problema de liquidez e que entrega já na quarta-feira o plano da dívida.

  • Árbitros em greve este fim de semana

    Desporto

    Vários árbitros de primeira categoria estão a pedir dispensa aos jogos do próximo fim de semana. Os juízes protestam contra o que chamam de clima de intimidação e exigem mais respeito para a classe. Desconhece-se para já quantos árbitros entregaram o pedido de dispensa.

  • Administrador recebia 420 mil € por ano quando aldeamento passava dificuldades
    4:39
  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27
  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Peru faz aparição especial na Casa Branca
    1:10

    Mundo

    Os norte-americanos estão a preparar-se para o tradicional Dia de Ação de Graças, assinalado na próxima quinta-feira. O tradicional peru fez esta terça-feira uma aparição especial na sala de conferências de imprensa, na Casa Branca, em Washington. O peru é o prato tradicional no Dia de Ação de Graças, uma data de louvor a Deus, que remonta ao século XVII e que é celebrada na quarta quinta-feira de novembro, sobretudo nos Estados Unidos da América e no Canadá.

  • Sara Sampaio brilha em Xangai
    1:50