sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas aprova 195 milhões de euros para projetos de transportes em Portugal

A Comissão Europeia aprovou hoje o desembolso de 12,7 mil milhões de euros para projetos no âmbito Mecanismo Interligar a Europa (MEI), dos quais 195 milhões de euros serão afetos a 11 projetos em Portugal.

© Hugo Correia / Reuters

No total, Bruxelas disponibiliza 12,7 mil milhões de euros de cofinanciamento para 263 projetos de infraestruturas de transportes para 2014-2020, sendo que um montante de 11,3 mil milhões está reservado para os Estados-membros da União Europeia (UE) elegíveis para o Fundo de Coesão, como Portugal.

Os projetos selecionados foram anunciados em junho, tendo sido hoje assinadas as convenções de subvenção.

Em Portugal, segundo anunciou em junho o Governo, o cofinanciamento de 195 milhões de euros destina-se a projetos como o da via navegável do Douro, o financiamento da plataforma logística de Leixões, da plataforma multimodal do Porto de Lisboa e corredores ferroviários Sines - Caia e Leixões/Aveiro/Coimbra -- Vilar Formoso.

A promoção do uso de Gás Natural Liquefeito como combustível para os navios que escalam os portos portugueses é outro projeto eleito para financiamento.

Os projetos do MEI têm como objetivo tornar a mobilidade na UE mais rápida, mais segura e menos poluente e a decisão de financiamento proposta foi formalmente adotada pelo Comité do Mecanismo Interligar a Europa.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.