sicnot

Perfil

Economia

Estado arrecada 1,3 milhões de euros na cobrança coerciva em 2015

O Estado obteve 1,3 mil milhões de euros em cobrança coerciva em 2015. Foram mais 187 milhões de euros do que esperado. É a primeira vez desde 2008 que o valor da cobrança atinge o objetivo anual dois meses antes do final do prazo. Por dia são mais de 3 milhões de euros cobrados.

(Arquivo)

(Arquivo)

A cobrança é feita quando são ultrapassados os prazos para o pagamento voluntário das dívidas fiscais.
As dívidas de IVA e de IRS foram as que mais contribuíram, num total de mais de 500 milhões de euros. Cerca de 60% do total da cobrança foi garantido pelo IVA, IRS e IRC.
Entre os ativos mais penhorados estão os créditos fiscais e os salários.

  • Receitas do Estado atingem valores recorde em impostos e multas
    1:06

    Economia

    As receitas do Estado nos impostos e nas multas, este ano, cobradas pelas Finanças andam a atingir valores recorde. Só nos primeiros seis meses do ano, as chamadas cobranças coercivas arrecadaram qualquer coisa como 430 milhões de euros. É um aumento de 25% em relação ao ano passado.

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.