sicnot

Perfil

Economia

Estado arrecada 1,3 milhões de euros na cobrança coerciva em 2015

O Estado obteve 1,3 mil milhões de euros em cobrança coerciva em 2015. Foram mais 187 milhões de euros do que esperado. É a primeira vez desde 2008 que o valor da cobrança atinge o objetivo anual dois meses antes do final do prazo. Por dia são mais de 3 milhões de euros cobrados.

(Arquivo)

(Arquivo)

A cobrança é feita quando são ultrapassados os prazos para o pagamento voluntário das dívidas fiscais.
As dívidas de IVA e de IRS foram as que mais contribuíram, num total de mais de 500 milhões de euros. Cerca de 60% do total da cobrança foi garantido pelo IVA, IRS e IRC.
Entre os ativos mais penhorados estão os créditos fiscais e os salários.

  • Receitas do Estado atingem valores recorde em impostos e multas
    1:06

    Economia

    As receitas do Estado nos impostos e nas multas, este ano, cobradas pelas Finanças andam a atingir valores recorde. Só nos primeiros seis meses do ano, as chamadas cobranças coercivas arrecadaram qualquer coisa como 430 milhões de euros. É um aumento de 25% em relação ao ano passado.

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47