sicnot

Perfil

Economia

Estado arrecada 1,3 milhões de euros na cobrança coerciva em 2015

O Estado obteve 1,3 mil milhões de euros em cobrança coerciva em 2015. Foram mais 187 milhões de euros do que esperado. É a primeira vez desde 2008 que o valor da cobrança atinge o objetivo anual dois meses antes do final do prazo. Por dia são mais de 3 milhões de euros cobrados.

(Arquivo)

(Arquivo)

A cobrança é feita quando são ultrapassados os prazos para o pagamento voluntário das dívidas fiscais.
As dívidas de IVA e de IRS foram as que mais contribuíram, num total de mais de 500 milhões de euros. Cerca de 60% do total da cobrança foi garantido pelo IVA, IRS e IRC.
Entre os ativos mais penhorados estão os créditos fiscais e os salários.

  • Receitas do Estado atingem valores recorde em impostos e multas
    1:06

    Economia

    As receitas do Estado nos impostos e nas multas, este ano, cobradas pelas Finanças andam a atingir valores recorde. Só nos primeiros seis meses do ano, as chamadas cobranças coercivas arrecadaram qualquer coisa como 430 milhões de euros. É um aumento de 25% em relação ao ano passado.

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13
  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19