sicnot

Perfil

Economia

Governo aprova nova tabela de retenção na fonte da sobretaxa de IRS

O Governo aprovou a nova tabela de retenção na fonte da sobretaxa de IRS que será aplicada este ano. O despacho foi assinado hoje pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Num comunicado, o Ministério das Finanças ilustra com exemplos concretos as reduções que se vão sentir face ao ano passado e que se aplicam aos trabalhadores dependentes e pensionistas.

CLIQUE PARA VER OS EXEMPLOS

De acordo com o Governo, um contribuinte solteiro com um rendimento mensal de 790 euros deixará de reter na fonte qualquer montante por conta da sobretaxa, quando no ano passado retinha 4,5 euros. Tem por isso, uma redução de 100% face a 2015.

Já no caso de um contribuinte casado, único titular, com rendimento de 4 mil euros, a poupança mensal rondará os 36 euros.

Em termos percentuais, a descida é maior para os escalões mais baixos e menor para os mais elevados.

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.