sicnot

Perfil

Economia

Governo aprova nova tabela de retenção na fonte da sobretaxa de IRS

O Governo aprovou a nova tabela de retenção na fonte da sobretaxa de IRS que será aplicada este ano. O despacho foi assinado hoje pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Num comunicado, o Ministério das Finanças ilustra com exemplos concretos as reduções que se vão sentir face ao ano passado e que se aplicam aos trabalhadores dependentes e pensionistas.

CLIQUE PARA VER OS EXEMPLOS

De acordo com o Governo, um contribuinte solteiro com um rendimento mensal de 790 euros deixará de reter na fonte qualquer montante por conta da sobretaxa, quando no ano passado retinha 4,5 euros. Tem por isso, uma redução de 100% face a 2015.

Já no caso de um contribuinte casado, único titular, com rendimento de 4 mil euros, a poupança mensal rondará os 36 euros.

Em termos percentuais, a descida é maior para os escalões mais baixos e menor para os mais elevados.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54