sicnot

Perfil

Economia

Suinicultores esperam hoje subida do preço da carne na bolsa do porco

Os suinicultores esperam que a primeira sessão do ano da bolsa do porco, que se realiza hoje no Montijo, seja "histórica" com o aumento do valor pago aos produtores pela carne de porco.

Ricardo Gra\303\247a

Segundo disse à Lusa João Correia, um dos promotores do movimento de suinicultores, esta bolsa pode ser "histórica para a subsistência da suinicultura portuguesa" com o aumento do preço pago aos produtores pela carne de porco.

O responsável espera que os preços fiquem ao nível dos praticados em Espanha, em que o quilo de carne de porco é vendido pelos produtores a cerca de 1,25 euros.

Em Portugal, o quilo da carne de suíno ronda os 1,05 euros, com os produtores a queixarem-se de que o custo de produção ascende a 1,50 euros.

A bolsa do porco que hoje se realiza no Montijo acontece às 19:00 (hora de Lisboa), sentando à mesa das cotações representantes das associações de suinicultores e dos industriais de carnes.

A Bolsa do Porco acontece todas as quintas-feiras no Montijo, a Sul de Lisboa, e determina o valor da carne de porco em Portugal por uma semana.

Desde início de dezembro que os produtores de porco têm feito ações pelo país, contra o baixo preço pago pela grande distribuição aos produtores.

Além disso, os produtores falam do incumprimento da lei da rotulagem, que entrou em vigor em abril, para identificar a carne de porco, e que obriga a referir que o animal foi "criado em", "abatido em" e "desmanchado em".

Lusa

  • Ministro diz que encontro com suinicultores e distribuidores foi positivo
    0:50

    Economia

    Os representantes dos suinicultores e das empresas de distribuição estiveram, esta manhã, reunidos com o ministro da Agricultura. De acordo com Capoulas Santos, o encontrou permitiu alguns consensos e decorreu de forma bastante positiva. Estão marcados novos encontros, fora do Ministério, e espera-se que o acordo definitivo possa ser alcançado nos próximos dias. Capoulas Santos deu exemplo de alguns dos assuntos debatidos nesta reunião.

  • Suinicultores dizem que estão em risco 200 mil empregos
    0:36

    Economia

    O Governo apela aos portugueses para que comprem carne de porco nacional, para combater a grave crise que o setor está a passar. Mais de 100 suinicultores ofereceram carne a centenas de pessoas, este domingo, em Lisboa. Os empresários tentaram sensibilizar a população para a produção nacional. Lembram que Angola e Rússia eram os principais mercados das empresas portuguesas. O país africano deixou de pagar aos fornecedores e a União Europeia proibiu a venda de produtos à Rússia. Os suinicultores acusam ainda as grandes superfícies de pagarem pouco pela carne de porco nacional e dizem que estão em risco 200 mil postos de trabalho.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.