sicnot

Perfil

Economia

Teleperformance nega ter cortado nos prémios dos trabalhadores

A Teleperformance Portugal negou hoje ter cortado nos prémios de assiduidade e de qualidade dos funcionários, tal como afirma o Sindicato dos Trabalhadores de Call-Centers (STCC), e garantiu que "atua no estrito respeito da legislação em vigor".

Michael Perez


Num comunicado de resposta a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, a Teleperformance sublinha que "nenhum colaborador viu a sua remuneração reduzida em dezembro relativamente à remuneração auferida anteriormente" e acrescenta que a mesma situação ocorrerá em janeiro e nos meses subsequentes.

O Sindicato dos Trabalhadores de Call-Centers acusou hoje, num nota enviada à Lusa, a empresa Teleperformance Portugal de cortar nos prémios de assiduidade e de qualidade dos trabalhadores, de modo "a evitar a subida do valor do salário mínimo nacional".

No comunicado à Lusa, a empresa esclareceu que a "informação não tem qualquer fundamento e que a Teleperformance nunca equacionou a implementação de qualquer medida que tivesse como objetivo diminuir a compensação financeira dos seus colaboradores".

No esclarecimento, a empresa diz que a "política de remuneração da Teleperformance é de pagar o máximo que consegue a toda a sua equipa de colaboradores e não o que é obrigada por lei".

A empresa lembrou que a generalidade dos profissionais da empresa aufere um vencimento superior ao salário mínimo nacional.

"O salário mínimo nacional foi instituído em Portugal para assegurar que todos os profissionais auferem, pelo menos, esse valor. Assim, um eventual aumento não tem como consequência direta uma subida salarial dos profissionais, que já auferem um ordenado superior a esse valor", é referido.

A empresa recordou também que, em Portugal, "está estabelecido que não se pode reduzir (exceto em condições particulares) a compensação financeira de um profissional", salientando que atua no estrito respeito pela legislação em vigor.

A Teleperformance refere que vai "continuar a procurar todas as formas de melhorar as condições financeiras da sua equipa, sem colocar em risco a viabilidade e a sustentabilidade do projeto empresarial".

No comunicado, a empresa destacou ainda que "mantém uma postura de abertura e de diálogo em prol da sustentabilidade do setor" e reafirmou "o seu empenho na salvaguarda do interesse de todos os profissionais".

Em declarações à agência Lusa, Danilo Moreira, do Sindicato dos Trabalhadores de Call-Centers (STCC), explicou que os trabalhadores da Teleperformance Portugal que recebem como remuneração base o salário mínimo nacional viram ser-lhes cortado no vencimento de dezembro 25 a 30 euros nos subsídios de assiduidade e de qualidade.

"Trata-se de uma estratégia para combater o aumento do salário mínimo nacional, ou seja, na prática vai tudo ficar na mesma", explicou.

De acordo com Danilo Moreira, esta situação é um atropelo à lei.

De acordo com o STCC, os subsídios em questão são componentes fixas do vencimento dos trabalhadores, pelo que não podem ser cortados unilateralmente pela entidade patronal.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.