sicnot

Perfil

Economia

Grupo Volkswagen teve uma redução de 2% nas vendas em 2015

As vendas do grupo Volkswagen, que engloba 12 marcas e que foi atingido pelo escândalo das emissões poluentes, tiveram um recuo de 2% em 2015, segundo números divulgados hoje.

© Kim Kyung Hoon / Reuters

O grupo, que tem entre outras as marcas Volkswagen, Audi ou Porsche, vendeu 9,93 milhões de veículos em 2015, ficando abaixo da fasquia dos 10 milhões que tinha atingido no ano anterior.

De acordo com os dados divulgados, o recuo das vendas mundiais foi de 5% no mês de dezembro.

Em relação à marca Volkswagen, o recuo em dezembro foi de 8% nas vendas e de 5% no ano.

No ano passado, a marca vendeu 5,82 milhões de viaturas em todo o mundo, um recuo de 5% em relação ao ano anterior, de acordo com os números. A nível mundial esta é a primeira baixa nas vendas desde há 10 anos.

Desde setembro, o grupo enfrenta um escândalo devido à instalação em 11 milhões de veículos de várias marcas de um dispositivo para deturpar os testes antipoluição e tem de chamar às oficinas para reparação cerca de 8,5 milhões de viaturas na Europa a partir de janeiro.

Lusa

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.