sicnot

Perfil

Economia

Costa vai a Bruxelas pedir redução do défice a ritmo mais lento

Sob pressão do Orçamento do Estado, o Governo de António Costa vai a Bruxelas pedir mais tempo para cortar mais no défice. Segundo o Diário de Notícias de hoje, Portugal vai invocar os incumprimentos da Alemanha e da França que nos anos 2000 conseguiram suspender a aplicação do Pacto de Estabilidade para agora pedir que a Comissão Europeia aceite as novas metas do Executivo português.

ETIENNE LAURENT/ EPA (Arquivo)

António Costa quer que Bruxelas aceite um défice de 3% em 2015 e 2,8% este ano, contra os 2,7% do anterior governo para 2015 e 1,8% para 2016.

Como os 3% são o limite para entrar em incumprimento e Portugal já o superou em 2014, Portugal deverá pedir para cortar mais no défice, mas a ritmo mais lento.

Pelo contrário, e segundo o Económico de hoje, Bruxelas quer um ajustamento orçamental superior ao que o Governo tinha previsto e a pressão subiu de tom depois de conhecidas as intenções do Executivo e os problemas no Banif.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.