sicnot

Perfil

Economia

Exploração de petróleo no Algarve pode começar em 2021 apesar da contestação

Exploração de petróleo no Algarve pode começar em 2021 apesar da contestação

A Repsol prevê o arranque da exploração de petróleo no Algarve em 2021, no fundo do mar, enquanto a Entidade Nacional do Mercado de Combustíveis espera que o mesmo aconteça três anos depois em terra. Apesar das explicações dadas ontem em Faro, autarcas, empresários e associações cívicas da região rejeitam a ideia.

  • Populações e autarcas contra exploração de petróleo no Algarve
    4:26

    País

    Vários movimentos de cidadãos e organizações não governamentais contestam a forma como o anterior Governo assinou vários contratos de prospeção e produção de petróleo no Algarve. Dois dos contratos mais recentes foram assinados cinco dias úteis antes das eleições legislativas, sem ter havido qualquer informação prévia aos autarcas da região nem às populações.

  • Contra a prospeção de petróleo no Algarve
    2:11

    País

    Meia centena de pessoas exigiu hoje o fim da prospeção de petróleo no Algarve. A manifestação fez-se em frente à associação de municípios, onde a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis foi chamada a explicar por que razão assinou contratos de prospeção e exploração para áreas que abrangem quase toda a região.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.