sicnot

Perfil

Economia

Exploração de petróleo no Algarve pode começar em 2021 apesar da contestação

Exploração de petróleo no Algarve pode começar em 2021 apesar da contestação

A Repsol prevê o arranque da exploração de petróleo no Algarve em 2021, no fundo do mar, enquanto a Entidade Nacional do Mercado de Combustíveis espera que o mesmo aconteça três anos depois em terra. Apesar das explicações dadas ontem em Faro, autarcas, empresários e associações cívicas da região rejeitam a ideia.

  • Populações e autarcas contra exploração de petróleo no Algarve
    4:26

    País

    Vários movimentos de cidadãos e organizações não governamentais contestam a forma como o anterior Governo assinou vários contratos de prospeção e produção de petróleo no Algarve. Dois dos contratos mais recentes foram assinados cinco dias úteis antes das eleições legislativas, sem ter havido qualquer informação prévia aos autarcas da região nem às populações.

  • Contra a prospeção de petróleo no Algarve
    2:11

    País

    Meia centena de pessoas exigiu hoje o fim da prospeção de petróleo no Algarve. A manifestação fez-se em frente à associação de municípios, onde a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis foi chamada a explicar por que razão assinou contratos de prospeção e exploração para áreas que abrangem quase toda a região.

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.