sicnot

Perfil

Economia

Exploração de petróleo no Algarve pode começar em 2021 apesar da contestação

Exploração de petróleo no Algarve pode começar em 2021 apesar da contestação

A Repsol prevê o arranque da exploração de petróleo no Algarve em 2021, no fundo do mar, enquanto a Entidade Nacional do Mercado de Combustíveis espera que o mesmo aconteça três anos depois em terra. Apesar das explicações dadas ontem em Faro, autarcas, empresários e associações cívicas da região rejeitam a ideia.

  • Populações e autarcas contra exploração de petróleo no Algarve
    4:26

    País

    Vários movimentos de cidadãos e organizações não governamentais contestam a forma como o anterior Governo assinou vários contratos de prospeção e produção de petróleo no Algarve. Dois dos contratos mais recentes foram assinados cinco dias úteis antes das eleições legislativas, sem ter havido qualquer informação prévia aos autarcas da região nem às populações.

  • Contra a prospeção de petróleo no Algarve
    2:11

    País

    Meia centena de pessoas exigiu hoje o fim da prospeção de petróleo no Algarve. A manifestação fez-se em frente à associação de municípios, onde a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis foi chamada a explicar por que razão assinou contratos de prospeção e exploração para áreas que abrangem quase toda a região.

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC