sicnot

Perfil

Economia

Suinicultores manifestam-se amanhã na Bolsa do Porco do Montijo

Os suinicultores voltam a protestar amanhã contra os grandes supermercados e as empresas de distribuição. Os produtores vão encontrar-se junto à Bolsa do Porco do Montijo, um encontro onde todas as semanas se fixa o preço médio da carne.

Paulo Cunha

Os suinicultores acusam os hipermercados de não estarem a pagar o que deviam, pela carne de porco nacional, o quilo está a ser comprado pelos distribuidores a 1 euro e 5 cêntimos quando a produção custa 1 euro e meio.
No início desta semana, cerca de 100 pessoas travaram a saída de camiões da base nacional do Intermarché, os manifestantes atiraram pedras aos veículos e foi precisa a intervenção da GNR para dispersar o protesto.

  • Mais de 100 suinicultores travam saída de camiões na base do Intermarché de Alcanena
    4:06

    País

    Mais de 100 suinicultores concentram-se esta segunda-feira à noite nas várias portas da base do Intermarché de Alcanena, no distrito de Santarém. Os produtores de carne de porco bloquearam as entradas e saídas de camiões da principal base do país da cadeia de supermercados. É mais uma ação de protesto, porque dizem que as grandes distribuidores não estão a cumprir a lei da rotulagem, que ficou acordada num encontro entre produtores, distribuidores e Governo. No local estão alguns elementos da GNR, mas a manifestação tem sido pacífica. Os suinicultores prometem travar as saídas de camiões, durante a madrugada, como explicou em direto do local a jornalista Ana Geraldes.

  • Ministro diz que encontro com suinicultores e distribuidores foi positivo
    0:50

    Economia

    Os representantes dos suinicultores e das empresas de distribuição estiveram, esta manhã, reunidos com o ministro da Agricultura. De acordo com Capoulas Santos, o encontrou permitiu alguns consensos e decorreu de forma bastante positiva. Estão marcados novos encontros, fora do Ministério, e espera-se que o acordo definitivo possa ser alcançado nos próximos dias. Capoulas Santos deu exemplo de alguns dos assuntos debatidos nesta reunião.

  • Suinicultores em protesto num centro comercial de Braga
    0:36

    Economia

    Os suinicultores voltaram esta tarde aos protestos. Estiveram num supermercado de um centro comercial de Braga para chamar a atenção dos consumidores para o baixo preço pago aos produtores e a falta de rotulagem da carne. Depois de inspecionarem várias embalagens confirmaram que grande parte não tinha a informação obrigatória. Exigem, por isso, que seja aplicada a lei, que determina a origem, criação e abate do animal no respectivo rótulo. A organização acusa ainda os distribuidores de terrorismo comercial e aleta para os problemas que o setor atravessa.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.