sicnot

Perfil

Economia

Suinicultores manifestam-se amanhã na Bolsa do Porco do Montijo

Os suinicultores voltam a protestar amanhã contra os grandes supermercados e as empresas de distribuição. Os produtores vão encontrar-se junto à Bolsa do Porco do Montijo, um encontro onde todas as semanas se fixa o preço médio da carne.

Paulo Cunha

Os suinicultores acusam os hipermercados de não estarem a pagar o que deviam, pela carne de porco nacional, o quilo está a ser comprado pelos distribuidores a 1 euro e 5 cêntimos quando a produção custa 1 euro e meio.
No início desta semana, cerca de 100 pessoas travaram a saída de camiões da base nacional do Intermarché, os manifestantes atiraram pedras aos veículos e foi precisa a intervenção da GNR para dispersar o protesto.

  • Mais de 100 suinicultores travam saída de camiões na base do Intermarché de Alcanena
    4:06

    País

    Mais de 100 suinicultores concentram-se esta segunda-feira à noite nas várias portas da base do Intermarché de Alcanena, no distrito de Santarém. Os produtores de carne de porco bloquearam as entradas e saídas de camiões da principal base do país da cadeia de supermercados. É mais uma ação de protesto, porque dizem que as grandes distribuidores não estão a cumprir a lei da rotulagem, que ficou acordada num encontro entre produtores, distribuidores e Governo. No local estão alguns elementos da GNR, mas a manifestação tem sido pacífica. Os suinicultores prometem travar as saídas de camiões, durante a madrugada, como explicou em direto do local a jornalista Ana Geraldes.

  • Ministro diz que encontro com suinicultores e distribuidores foi positivo
    0:50

    Economia

    Os representantes dos suinicultores e das empresas de distribuição estiveram, esta manhã, reunidos com o ministro da Agricultura. De acordo com Capoulas Santos, o encontrou permitiu alguns consensos e decorreu de forma bastante positiva. Estão marcados novos encontros, fora do Ministério, e espera-se que o acordo definitivo possa ser alcançado nos próximos dias. Capoulas Santos deu exemplo de alguns dos assuntos debatidos nesta reunião.

  • Suinicultores em protesto num centro comercial de Braga
    0:36

    Economia

    Os suinicultores voltaram esta tarde aos protestos. Estiveram num supermercado de um centro comercial de Braga para chamar a atenção dos consumidores para o baixo preço pago aos produtores e a falta de rotulagem da carne. Depois de inspecionarem várias embalagens confirmaram que grande parte não tinha a informação obrigatória. Exigem, por isso, que seja aplicada a lei, que determina a origem, criação e abate do animal no respectivo rótulo. A organização acusa ainda os distribuidores de terrorismo comercial e aleta para os problemas que o setor atravessa.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras