sicnot

Perfil

Economia

Suinicultores manifestam-se amanhã na Bolsa do Porco do Montijo

Os suinicultores voltam a protestar amanhã contra os grandes supermercados e as empresas de distribuição. Os produtores vão encontrar-se junto à Bolsa do Porco do Montijo, um encontro onde todas as semanas se fixa o preço médio da carne.

Paulo Cunha

Os suinicultores acusam os hipermercados de não estarem a pagar o que deviam, pela carne de porco nacional, o quilo está a ser comprado pelos distribuidores a 1 euro e 5 cêntimos quando a produção custa 1 euro e meio.
No início desta semana, cerca de 100 pessoas travaram a saída de camiões da base nacional do Intermarché, os manifestantes atiraram pedras aos veículos e foi precisa a intervenção da GNR para dispersar o protesto.

  • Mais de 100 suinicultores travam saída de camiões na base do Intermarché de Alcanena
    4:06

    País

    Mais de 100 suinicultores concentram-se esta segunda-feira à noite nas várias portas da base do Intermarché de Alcanena, no distrito de Santarém. Os produtores de carne de porco bloquearam as entradas e saídas de camiões da principal base do país da cadeia de supermercados. É mais uma ação de protesto, porque dizem que as grandes distribuidores não estão a cumprir a lei da rotulagem, que ficou acordada num encontro entre produtores, distribuidores e Governo. No local estão alguns elementos da GNR, mas a manifestação tem sido pacífica. Os suinicultores prometem travar as saídas de camiões, durante a madrugada, como explicou em direto do local a jornalista Ana Geraldes.

  • Ministro diz que encontro com suinicultores e distribuidores foi positivo
    0:50

    Economia

    Os representantes dos suinicultores e das empresas de distribuição estiveram, esta manhã, reunidos com o ministro da Agricultura. De acordo com Capoulas Santos, o encontrou permitiu alguns consensos e decorreu de forma bastante positiva. Estão marcados novos encontros, fora do Ministério, e espera-se que o acordo definitivo possa ser alcançado nos próximos dias. Capoulas Santos deu exemplo de alguns dos assuntos debatidos nesta reunião.

  • Suinicultores em protesto num centro comercial de Braga
    0:36

    Economia

    Os suinicultores voltaram esta tarde aos protestos. Estiveram num supermercado de um centro comercial de Braga para chamar a atenção dos consumidores para o baixo preço pago aos produtores e a falta de rotulagem da carne. Depois de inspecionarem várias embalagens confirmaram que grande parte não tinha a informação obrigatória. Exigem, por isso, que seja aplicada a lei, que determina a origem, criação e abate do animal no respectivo rótulo. A organização acusa ainda os distribuidores de terrorismo comercial e aleta para os problemas que o setor atravessa.

  • Tomadas medidas para evitar danos ambientais após acidente na barra da Armona
    1:49

    País

    Quatro tripulantes foram transportados para o hospital com hipotermia, depois de terem caído ao mar. A embarcação onde seguiam, e que faz trabalhos de reposição de areias, virou-se esta manhã, na ilha da Armona, em Olhão. As autoridades vão abrir um inquérito para apurar as causas do acidente e estão a tomar medidas para evitar danos ambientais, visto que a embarcação transportava 12 mil litros de gasóleo.

  • Papa no Chile em ambiente de contestação à Igreja Católica
    3:13

    Mundo

    O Papa pediu hoje perdão pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, referindo que sentiu "dor e vergonha" diante do "dano irreparável" causado às crianças vítimas de abuso sexual. Francisco está a cumprir uma deslocação de três dias ao Chile, onde a contestação à visita e à Igreja se faz sentir. O Papa enfrenta um ambiente hostil na sexta viagem à América Latina, devido à denúncia de abusos sexuais na Igreja.

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • Apoio psicológico fundamental em Vila Nova da Rainha
    2:19
  • Projeto Bairros Sem Cárie levou 300 pessoas do Seixal ao dentista
    3:08

    País

    Portugal tem dos piores indicadores de saúde oral da Europa e ir ao dentista é quase um luxo. Num país assim ganham ainda mais relevância iniciativas como o projeto Bairros Sem Cárie. 300 pessoas de bairros sociais do Seixal tiveram uma consulta de estomatologia gratuita.

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.