sicnot

Perfil

Economia

Goldman Sachs paga 5,08 mil milhões de dólares para encerrar processo

O banco Goldman Sachs anunciou esta quinta-feira que vai pagar 5,08 mil milhões de dólares (4,68 mil milhões de euros) para encerrar um processo instaurado pelas autoridades por venda de produtos designados tóxicos causadores da crise financeira de 2008.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Lucas Jackson / Reuters

Esta penalização deve pesar 1,5 mil milhões de dólares nas contas do quarto trimestre de 2015.

O banco dirigido por Lloyd Blankfein foi posto em causa pela venda entre 2005 e 2007 de uma carteira de empréstimos imobiliários para aquisição de habitação titularizados, isto é, convertidos em produtos financeiros que provocaram perdas abissais aos compradores finais.

Esta atuação, consideraram o Departamento de Justiça, os ministérios da justiça dos Estados de Nova Iorque e do Illinois e agências federais especializadas no imobiliário, violou as leis federais em matéria de crédito.

Em termos concretos, o banco foi multado em 2,4 mil milhões de dólares e tem de aplicar 1,8 mil milhões de dólares em indemnizações aos consumidores e ainda fazer outros pagamentos num total de 875 milhões de dólares.

Lusa

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.